Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Uso de inteligência artificial será desafiador nas eleições 2024

Política
Inteligência artificial

Política

Uso de inteligência artificial será desafiador nas eleições 2024

Principalmente nas propagandas eleitorais

Publicidade

No dia 6 de outubro, 5.640.659 eleitoras e eleitores catarinenses deverão comparecer às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O maior desafio do pleito deste ano, de acordo com a justiça eleitoral, é o uso da inteligência artificial, principalmente nas propagandas eleitorais. Esse foi um dos assuntos abordados na coletiva de imprensa promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) na manhã desta terça-feira (30), na sede do órgão, em Florianópolis.

Na ocasião, a presidente do Tribunal, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, e demais profissionais envolvidos no pleito informaram sobre os principais pontos do processo eleitoral de 2024.

“O TRE está preparado. Temos um quadro de servidores capacitados, além de 100 juízes eleitorais que estarão à frente desse processo em cada município, então temos certeza que entregaremos o resultado do voto do eleitor”, garantiu a presidente do TRE-SC.

IA nas eleições

Sobre o uso de inteligência artificial, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu resoluções a respeito do que pode e o que não pode ser feito. A lista inclui a obrigação de aviso explícito sobre o uso de IA na propaganda eleitoral, a proibição do uso de IA para disseminar desinformação, e a vedação absoluta do uso de deepfake (conteúdo fabricado em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos e que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia).

Para o monitoramento de notícias falsas, o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Ribeiro, informou que a justiça eleitoral de Santa Catarina vai adotar a ferramenta de IA desenvolvida pelo TRE de Pernambuco, AletheIA, um sistema capaz de fazer o monitoramento de postagens, avaliação de conteúdos, e agilizar respostas a postagens de desinformação nas redes sociais.

 

Continue lendo
Topo