Cotidiano
Animais vítimas de maus tratos são resgatados em Indaial
Operação policial resgata 10 animais vítima de extrema crueldade e prende homem de 69 anos em Indaial por maus tratos; os cães chegaram a matar outros animais e praticar canibalismo para se alimentarem
Uma operação da Polícia Civil na quarta-feira (31) resgatou dez animais que viviam em condições deploráveis em Indaial. A situação encontrada no bairro Ribeirão das Pedras chocou a polícia e revoltou a comunidade, que já havia feito várias denúncias de maus tratos. Inclusive, vizinhos do homem que mantinha os animais presos, sem acesso a água e comida, chegaram a enviar vídeo à polícia, mostrando que os cachorros chegaram ao ponto de matar uns aos outros para que não morressem de fome. O tutor, um homem de 69 anos, foi preso em flagrante.
O delegado Filipe Martins, responsável pelo caso, explica que os cães foram encontrados enquanto a polícia cumpria mandados de busca e apreensão domiciliar. No entanto, a investigação teria iniciado em maio deste ano, depois de várias denúncias de maus-tratos contra os animais na residência.
No local os agentes se depararam com precárias condições de higiene e foram identificados parasitas nos 10 cães que estavam na casa, que apresentavam sinais de anemia, febre, dificuldade de locomoção e magreza extrema. O delegado Martins disse que foi chocante ver as condições a que animais indefesos eram submetidos. “O sofrimento de cada cão era nítido e parecia que eles estavam entendendo que o sofrimento deles tinha chegado ao fim”, destacou.
O tutor dos cachorros recebeu voz de prisão pelo crime de maus-tratos aos animais. A pena varia de dois a cinco anos de reclusão. Ele foi encaminhado ao presídio e será submetido a uma audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.