Justiça Eleitoral pode cancelar convenção do PL de Balneário Camboriú

Grupo de filiados do partido, descontente com o nome do pré-candidato do PL de Balneário Camboriú na majoritária, pede também a destituição da Comissão Provisória

Joca Baggio

Publicado em: 3 de agosto de 2024

4 min.

Grupo de filiados do partido, descontente com o nome do pré-candidato do PL de Balneário Camboriú na majoritária, pede também a destituição da Comissão Provisória (Foto: Divulgação/SCTodoDia)

Um grupo de filiados do Partido Liberal (PL) de Balneário Camboriú entrou com mandado de segurança e pedido de liminar na Justiça Eleitoral, na tentativa de suspender o edital de convocação e a convenção do partido, marcada para segunda-feira (5). O grupo ainda pede a destituição da Comissão Provisória do partido, por entender que quatro dos sete membros foram filiados irregularmente, entre elas, a vice-presidente do diretório municipal. 

O mandado de segurança pede ainda a nomeação de novos membros para a executiva municipal do PL, para que se possa realizar os trâmites para o edital da convenção partidária. Na ação constam documentos que demonstram que a Comissão Provisória, nomeada pelo governador Jorginho Mello, presidente da sigla em Santa Catarina, foi composta em 6 de março de 2024.

Nessa data, esses quatro membros não estavam com suas filiações regulares. Segundo a documentação, eles teria se filiado em 05 de abril, ou seja, um mês após o prazo de vigência da comissão, o que, segundo o estatuto do PL, inviabiliza os atos da comissão, incluindo o anúncio da convenção partidária, ato que homologaria a candidatura de Peeter.

Corre nos bastidores que esse pedido de liminar e a possível destituição da Comissão Provisória está gerando um total  clima de insegurança na política de Balneário Camboriú, uma vez que o partido deixou para o último prazo a realização de sua convenção para manter suspense sobre o nome do pré-candidato a vice. 

A situação afeta tanto as candidaturas majoritárias quanto as para a Câmara de Vereadores, pondo impedir que a coligação concorra nesse pleito por não haver mais tempo hábil para uma nova convocação de convenção. A Justiça Eleitoral deve se manifestar nas próximas horas. 

Ataque à democracia

O prefeito Fabrício Oliveira, presidente do PL de Balneário Camboriú, reagiu à notícia divulgada neste sábado de que a convenção do partido está ameaçada, por causa de um pedido de liminar para suspendê-la, sob alegação de que vários integrantes da Executiva que marcaram a convenção para essa segunda-feira, não tinham legitimidade para fazê-lo.

Nas redes, Fabrício disse que essa tentativa não prosperará e aproveitou para convidar para a convenção que segundo ele, está mantida, para segunda-feira, no Centro de Eventos.

Fabrício definiu como um ato macabro de descontentes que querem ganhar o jogo no tapetão.



× SCTODODIA Rádios