Meio Ambiente
EXCLUSIVO: Contrato que inicia os estudos da redragagem do Rio Tubarão ainda não foi assinado
UFSC e Defesa Civil Estadual ainda não chegaram a um acordo; prazo acabou no dia 31 de julho.
Por
Matheus Machado
O contrato entre Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, que dá início aos projetos de estudo de 23 bacias hidrográficas no estado ainda não foi assinado. O prazo para tal assinatura no entanto, encerrou no último dia 31 de julho.
A partir do estudo, serão viabilizados, por exemplo, projetos de redragagens, entre eles, o do Rio Tubarão, aguardado há anos no município. Elaborado em 2013, o projeto de desassoreamento precisa de atualização para que a obra possa ser executada e é visto como essencial para a segurança da população durante os próximos anos. A bacia hidrográfica do Rio Tubarão será uma das primeiras, do total de 23 estudadas pela universidade.
Lideranças políticas se manifestam
Durante o mês de julho, o então Governador em Exercício, Mauro de Nadal, anunciou que uma emenda parlamentar no valor de R$ 5 milhões que seria destinada para o projeto de remodelação dos molhes e dragagem da área do Porto de Laguna. Esta obra é o início do longo projeto de redragagem do Rio Tubarão, tão esperado na região Sul. O deputado estadual Pepê Collaço (PP), falou sobre a questão que atualmente está travada no Governo do Estado: “A nossa parte enquanto Bancada do Sul, que destinou o valor para a execução do estudo nos Molhes da Barra e toda região portuária, foi feita. Agora o Estado tem que fazer todos os trâmites, a licitação, e nós vamos acompanhar os próximos passos”, explicou Pepê.
“Esperamos agora a Defesa Civil, que se comprometeu conosco, para fazer a atualização do projeto da redragagem do Rio Tubarão, que inicia no Porto de Laguna até o limite de Capivari De Baixo (ponte Stélio Cascaes Boabaid). A assinatura do convênio com a UFSC deveria ter sido feita até o final de julho e isso ainda não aconteceu. Vamos intensificar o diálogo com a Defesa Civil para sair do papel o quanto antes. Nossa parte foi feita, aguardamos que o Governo do Estado faça a sua”, destacou Collaço.
O que diz o Estado?
A reportagem do portal SCTodoDia entrou em contato com a Defesa Civil estadual, que alegou que o contrato ainda não foi assinado porque a UFSC pediu mais alguns detalhes. A expectativa no entanto, é de que a assinatura aconteça entre esta e a próxima semana.
O que diz a UFSC?
A reportagem do portal SCTodoDia também fez contato com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Após dois pedidos de posicionamentos, a Agência de Comunicação (Agecom) da insituição constatou que a resposta viria até o fim desta terça-feira (6). Infelizmente, nenhum posicionamento foi fornecido.