Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Lula vem hoje a Itajaí e Florianópolis

Cotidiano

Cotidiano

Lula vem hoje a Itajaí e Florianópolis

O presidente inaugura fragata militar em sua primeira viagem ao estado no seu terceiro mandato

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura hoje, às 15h, a primeira de quatro fragatas da classe Tamandaré F200 que estão sendo construídas em Itajaí pelo Estaleiro Thyssenkrupp em um contrato para a construção das quatro fragatas, no valor de aproximadamente R$ 9 bilhões, assinado em 2020. 

Antes de seguir para Itajaí, o presidente Lula também participa da inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, obra que será entregue com 12 anos de atraso. A estrada, de 50 km e via dupla, custou R$ 3,9 bilhões e teve melhorar o trânsito em até 1h20 na região da capital. A velocidade máxima será de 100 km/h, com 44 radares ao longo da pista.

Fragatas

A escolha de Itajaí para a construção das quatro fragatas F200 da Marinha do Brasil envolve troca de tecnologia entre Brasil e Alemanha e pode gerar até dois mil empregos diretos e até seis mil vagas de emprego indiretas. O consórcio é formado pela thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech.

O feito também representa um passo significativo em um dos principais programas para a renovação da esquadra brasileira. As fragatas Tamandaré são baseadas no modelo alemão Meko 100. A embarcação tem 107 metros de comprimento e 16 metros de largura, e pesa mais de 3 mil toneladas. A fragata tem capacidade para abarcar 130 militares. São navios-escolta usados em missões de guerra naval como apoio e proteção das unidades de maior valor — como porta-aviões, navios-tanque e embarcações para o transporte de tropas, por exemplo.

A segunda embarcação do projeto está em construção desde novembro de 2023, com a montagem dos primeiros blocos. O batimento de quilha da fragata Jerônimo de Albuquerque F201 foi no dia 6 de junho, marcando o momento em que o navio começa a tomar forma. A entrega está prevista para 2027. As outras duas fragatas têm cronograma para 2028 e 2029. 

Não há confirmação de que Lula se reunirá com aliados políticos na região, além dos eventos oficiais. Entretanto, integrantes da Federação Brasil da Esperança teriam se encontrado com representantes para discutir as eleições municipais deste ano.

 

Continue lendo
Topo