Segurança
Modelo similar ao avião que caiu em SP pousa em Jaguaruna diariamente
Especialista em milhas aéreas e pesquisador da aviação explica sobre o modelo e tranquiliza quem pretende voar.
Na última semana, um trágico acidente aéreo que vitimou 62 pessoas foi registrado no interior de São Paulo, quando um avião do modelo ATR-72 turboélice bimotor, da empresa Voepass, não concluiu o seu destino ao sair de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP). O fato assustou muitas pessoas que planejavam viajar ou estão com os voos marcados. Em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina, um avião de modelo similar ao da queda pousa e decola diariamente do terminal Humberto Ghizzo Bortoluzzi.
O especialista em milhas aéreas e pesquisador da aviação, Arthur Dacorégio, explicou a relação e tranquilizou a todos que pretendem voar partindo de Jaguaruna. O modelo que pousa no litoral catarinense é da empresa Azul e conta com uma motorização mais moderna. “Isso reflete na numeração do modelo. Aqui em Jaguaruna, o que pousa é o ATR-72 600 e o do acidente foi o ATR-72 500. O motor tem uma pá a mais e potência superior”, explicou Arthur.
Em questão de sistema da aeronave, não existem mudanças, sendo a única diferença no motor. Segundo o especialista, independente do modelo (500 ou 600), são aeronaves seguras e que já operam há 20 anos no mercado. Foram mais de 1.200 aviões do modelo fabricados no mundo e 40 acidentes ao longo do período, o mais recente, no Brasil.
“O número de mortos assusta, mas em 20 anos, tivemos cerca de 400 vítimas nesses modelos. Em 2017, dois acidentes diferentes em um único ano (Indonésia e Etiópia) resultaram em 380 mortes. Para quem está com medo de voar em Jaguaruna, a aeronave é segura, certificada e preparada para voar inclusive nas condições do acidente”, destacou Dacorégio através dos dados.
Ele ainda pontuou que são várias eventos que resultam em um acidente aéreo, e não exclusivamente o modelo da aeronave. “No futuro, com as investigações, vamos descobrir o que aconteceu com esse acidente. Porém, independente do modelo, se o avião entra naquela condição das imagens que circularam nas redes sociais, qualquer modelo cairia. Mesmo o ART sendo a hélice, o motor é preparado para as condições de voo e peso. Não vejo motivos para o pessoal se preocupar e parar de voar com quem opera esse modelo. Ela supre todas as seguranças aéreas”, finalizou o pesquisador.
A empresa Voepass atuou por 6 meses no aeroporto de Jaguaruna com passagens que eram vendidas pela Latam. Atualmente, o ATR-72 600 pousa diariamente no terminal às 15 horas e decola às 15h50.