Cotidiano
“As margens do Rio Tubarão estão sendo desrespeitadas”, diz secretário em Tubarão
Mutirão de limpeza está marcado para a quarta-feira (14).
Por
Matheus Machado
Nesta quarta-feira (14), será realizado o mutirão de limpeza do Rio Tubarão, promovido pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) e Secretaria de Serviços Públicos. O evento estava marcado para a última sexta-feira (9), mas devido as recentes chuvas, as margens e pedras estavam muito escorregadias. Por questões de segurança, a ação foi transferida para esta semana.
O diretor-presidente da Funat, Márcio Ronchi, conversou com a reportagem do portal SCTodoDia e deu mais detalhes sobre o mutirão. Também pediu mais conscientização para a população, pois alguns descartes irregulares de lixo já foram registrados próximos ao rio.
“As margens do Rio Tubarão estão sendo desrespeitadas. Pessoas desavisadas não conhecem a legislação sobre a questão do lançamento de lixo e entulho nas margens, consideradas áreas de preservação permanente”, explicou o diretor.
O trajeto do mutirão será entre a ponte Manoel Alves do Santos (Morrotes) até a Dilnei Chaves Cabral (ponte da Fragoma). As partes de baixo das cabeceiras das pontes, locais onde entulhos e galhos costumam ficar presos após chuvas, também devem ser limpas pelo município. A ação inicia às 8h30 com a divisão de equipes pelas duas margens do rio.
“A ação envolve a sensibilização das pessoas com relação ao descaso e desrespeito ao nosso maior patrimônio natural. A intenção não é fazer uma ‘faxina’ no rio, não temos pessoal para isso. O caráter principal é a conscientização. As pessoas vão poder ver a quantidade de materiais que se encontram dentro do rio”, finalizou.
Algumas crianças da rede municipal de ensino também participarão de uma ação pedagógica durante o mutirão.