Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Processo de falência da CBCA é concluído depois de quase 40 anos

Cotidiano
Foto: Divulgação

Cotidiano

Processo de falência da CBCA é concluído depois de quase 40 anos

Empresa teve falência decretada em 1987 e somente em julho de 2024 a jornada jurídica chegou ao fim

Publicidade

Depois de quase quatro décadas, o processo de falência da Companhia Brasileira Carbonífera de Araranguá (CBCA) foi oficialmente encerrado. A empresa foi fundada em 1917 e foi uma das pioneiras na mineração de carvão em Santa Catarina. Teve sua falência decretada em 1987, e somente em julho deste ano a longa jornada jurídica chegou ao fim.

“A conclusão representa um fechamento necessário para todos os envolvidos, especialmente aos credores que esperaram a resolução da situação por décadas. Para chegar a este resultado, foi realizado um pagamento integral dos créditos trabalhistas, somando R$ 5.351.946,21”, afirmou o síndico da falência, Agenor Daufenbach.

Após decretar a falência, relembra Daufenbach, os trabalhadores assumiram a gestão da empresa, que continuou exercendo suas atividades por um longo período; primeiro através do sindicato e, posteriormente, com a criação da Cooperminas. O fato se deu diante do forte impacto econômico e social da falência na época, principalmente em relação aos trabalhadores.

Durante os anos em que o processo esteve em trâmite, foram avaliados e liquidados bens que arrecadaram valores significativos, contribuindo para o pagamento dos encargos. A sentença final, proferida pelo juízo competente, também ordenou a baixa da empresa no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Continue lendo
Topo