Florianópolis
Fuga de suspeitos de tráfico aterrorizou o Norte de Florianópolis
Barricadas, incêndio em ônibus e homem baleado durante as buscas, além do caos gerado no bairro Ingleses, foi o saldo da ação
Uma operação de buscas de suspeitos de tráfico no Norte da Ilha gerou verdadeiro caos na região. Os criminosos incendiaram ônibus, fizeram barricadas para fechar rodovias, além de outras ocorrências nos bairros Ingleses, Santinho, Canasvieiras, Vargem do Bom Jesus e Rio Vermelho. O 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM) informou que as ações criminosas tiveram o objetivo de dificultar a atuação dos agentes nas buscas.
Em nota divulgada na noite de ontem, o batalhão informou que dois suspeitos fugiram para uma área de mata após terem o carro abordado. Houve troca de tiros e eles foram cercados por outros policiais. Os incêndios, segundo a PM, teriam começado após as buscas.
Segundo o setor de comunicação do 21º BPM, os dois suspeitos são conhecidos pelo tráfico de drogas na região. Na abordagem ao carro, uma mulher foi presa e 3,3 quilos de maconha foram apreendidos. Já os dois fugitivos não foram encontrados. A polícia também informou que, durante as buscas, um homem sem envolvimento com o caso foi alvejado na região da perna. Ele foi atendido e liberado na sequência.
Leia a nota do 21º BPM na íntegra:
Na tarde de quarta-feira,14, equipes do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram a apreensão de 3,3 kg de maconha e a prisão de uma mulher pelo crime de tráfico de drogas no bairro Ingleses.
A prisão ocorreu após os militares, em rondas na rua Intendente João Nunes Vieira, avistarem um veículo ocupado por três suspeitos, sendo que dois deles são conhecidos pelo envolvimento no tráfico de drogas e, ao dar ordem de parada ao veículo suspeito, o condutor iniciou uma fuga pelas vias do bairro.
O condutor do veículo suspeito acabou por colidir o veículo, momento em que dois homens fugiram para uma área de mata e realizaram disparos de arma de fogo contra os militares, que reagiram à agressão letal sofrida.
Uma mulher foi presa na tentativa de fuga. Após buscas no veículo, foi localizado e apreendido 3,3 kg de maconha no veículo e dois smartphones.
Os militares pediram apoio às outras equipes, que iniciaram buscas e operação de cerco aos dois suspeitos que fugiram para área de mata.
Após iniciadas as buscas aos suspeitos, foram registradas diversas ocorrências de incêndio, em vias públicas, no objetivo de tirar o foco das buscas. A ocorrência mais grave nesse sentido, foi o incêndio a um veículo de transporte coletivo na Rua Dom João Becker, no bairro Ingleses, que interditou a via por algumas horas, até a retirada do veículo. Outras ocorrências foram registradas em bairros como Santinho, Canasvieiras, Vargem do Bom Jesus e Rio Vermelho, prontamente controlados por equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
A Polícia Militar de pronto agiu para restabelecer a ordem pública e quatro pessoas foram presas em flagrantes por incêndio criminoso.
Equipes do 4º BPM, 22º BPM, do BOPE, CHOQUE, ÁGUIA, Canil e da Polícia Rodoviária Estadual prestaram apoio às equipes do 21º BPM. A Polícia Civil e a Polícia Científica foram acionadas e compareceram ao local para iniciarem os trabalhos de investigação.
Salienta-se que, durante as buscas ao suspeitos, um homem, sem envolvimento com os suspeitos, foi alvejado por um disparo de arma de fogo na região da perna e foi atendido e liberado na sequência.
Por fim, o policiamento no local foi ampliado e as buscas aos suspeitos continuam.
Setor de Comunicação Social do 21º Batalhão de Polícia Militar- O Guardião do Norte da Ilha