Cotidiano
[VÍDEO]Baleia encalhada é resgatada em Balneário Piçarras
Bombeiros resgatam baleia jubarte encalhada em redes de pesca em Balneário Piçarras. A operação contou com apoio de uma embarcação particular
Publicado em
Bombeiros resgatam baleia jubarte encalhada em redes de pesca em Balneário Piçarras. A operação contou com apoio de uma embarcação particular
Por
Vinícius Barbosa
Uma baleia jubarte encalhada em uma rede de pesca foi resgatada pelos Bombeiros próximo à Ilha Feia, em Balneário Piçarras. O comandante do 2º Pelotão de Bombeiros Militar, capitão Rafael Manoel José, foi informado do incidente por um jornalista local.
Durante o resgate, o mar estava agitado, com ondas de meio metro e muito vento. A boa visibilidade facilitou a localização e aproximação do animal. Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que a baleia, de médio porte, estava presa pela nadadeira caudal em redes de pesca com aproximadamente 60 metros de extensão e apresentava sinais de exaustão.
Foi realizado um reconhecimento visual para avaliar a extensão dos danos e identificar os pontos críticos de emalhamento. Parte da rede e uma pequena âncora (poita) foram retiradas da baleia. Na operação de desprendimento, foram utilizadas tesouras do tipo “ponta romba” (sem ponta), para evitar ferimentos no animal.
Após a liberação, a baleia foi monitorada por pouco tempo, submergiu e deslocou-se rapidamente em direção ao mar aberto. Para chegar ao local da ocorrência, a guarnição contou com o apoio de uma embarcação particular, cujo condutor e operador foram fundamentais para o sucesso do resgate.