Criciúma
Operação Maestro apura fraudes em licitações em seis municípios
A operação iniciou em 2023
Por
Érik Borges
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR) da DEIC, cumpriu nesta terça-feira (dia 20), 23 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de valores e outras medidas cautelares, como parte da operação Maestro, que investiga crimes contra a administração pública.
A operação, que ocorre desde outubro de 2023, aponta possíveis fraudes em três processos licitatórios. Em um dos casos, a mesma prefeitura teria realizado dois pagamentos pelo mesmo item usando contratos diferentes, sendo que apenas um dos fornecedores teria entregue o produto. Em outro caso, uma empresa inabilitada foi contratada para executar uma obra em desacordo com o procedimento licitatório. Além disso, foi constatada a aquisição de um item sem contrato ou licitação prévia, com o pagamento sendo feito a outra pessoa por meio de contrato administrativo.
A ação de hoje mobilizou cerca de 100 policiais civis nos municípios de Garopaba, Imbituba, Laguna, Palhoça, Forquilhinha e Porto Alegre, com apoio de diversas unidades da Polícia Civil de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além da Polícia Científica de Santa Catarina. As ordens judiciais foram autorizadas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina após parecer favorável do Ministério Público estadual.