Cotidiano
Simpósio em Imbituba discute inclusão de autistas nas escolas
Também esteve em discussão a expansão de atendimento da AMAI
Publicado em
Também esteve em discussão a expansão de atendimento da AMAI
Por
Vitor Wolff
Na tarde de quarta-feira (21), a Associação dos Amigos dos Autistas de Imbituba (AMAI) promoveu o 2º Simpósio Municipal sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com o tema “Autismo nas Escolas – Inclusão, Práticas e Estratégias Educacionais”. O evento, realizado no Imbituba Atlético Clube (IAC), reuniu familiares de autistas, profissionais das áreas de educação e saúde, e cidadãos interessados nas discussões.
O simpósio teve como objetivo proporcionar uma reflexão aprofundada sobre o TEA e contou com a presença de diversos especialistas que abordaram temas variados, incluindo assistência social, psicologia, psicopedagogia, nutrição e musicoterapia. Foram realizadas sete palestras que discutiram diferentes aspectos relacionados ao transtorno.
A presidente da AMAI, Maria de Lourdes Pires, mencionou que a demanda por atendimentos aumentou consideravelmente, com 250 pessoas com TEA registradas na associação, das quais 95 recebem atendimento clínico. Para o segundo semestre de 2024, a AMAI expandirá seu horário de atendimento, passando a funcionar também nas manhãs, o que permitirá incluir aproximadamente 40 novos pacientes que estão na fila de espera.