Lazer
26º Festival de Música de Itajaí divulga programação completa
O “26º Festival de Música de Itajaí” é um projeto cultural realizado pela Olho da Lua Produções, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado
Está no ar a programação completa do 26º Festival de Música de Itajaí. Já tradicional na cultura da cidade, neste ano o evento acontece de 31 de agosto a 07 de setembro e contará com 15 shows diversos, três jam sessions, três rodas de choro e uma apresentação das oficinas realizadas durante o festival. A programação é totalmente gratuita.
Atrações nacionais como Renato Borguetti, acompanhado da Orquestra de Câmara de Blumenau; “Os Filhos da Música” – Luciana Mello, Léo Maia, Max de Castro e Max Viana; o Trio Mulheril; Iara Ferreira e o incrível Trio Corrente estão confirmadas. A pianista e cantora Leila Pinheiro também integra a programação, com um show especial em parceria com a Univali, que comemora seus 60 anos. Outro destaque da edição é o Grupo Vocal Kuimba, formado por músicos de nacionalidade africana (em maioria angolana) e que exploram as sonoridades de seus países no repertório.
Os shows estão garantidos ainda com algumas pratas locais, como o Coral da Univali, Nicole Ruju, a banda The Headcutters, Willian Goe, Giana Cervi, Vê Domingos e Bárbara Damásio. Na abertura do festival, no dia 31 de agosto, um show muito aguardado vem aí: o retorno da banda Tribuzana, tradicional grupo itajaiense que celebrará 20 anos do seu álbum de estreia no Festival, trazendo seu rock e suingue para o público. Tribuzana sobe ao palco com sua formação original: Chico Preto (percussão e voz), Mário Jr (bateria e voz), Nando Bittencourt (contrabaixo) e André Carlos (Guitarra e voz).
A programação ainda traz um jogo de futebol entre músicos, professores das oficinas e convidados, que acontece no estádio Dr. Hercílio Luz, a casa do nosso Marinheiro, às 11h de sábado, dia 7 de setembro. Na sequência do jogo, várias apresentações musicais estão previstas. O festival encerra mais tarde, na noite de sábado (31), com uma edição do “Samba de Bárbara”, no Mercado Público de Itajaí, repleto de convidados especiais.
Palcos e locais
Neste ano as atrações do Festival de Música dividem-se em quatro locais. Haverá shows no Palco Jair Rodrigues, localizado na Praça Arno Bauer, entre a Casa da Cultura Dide Brandão e o Museu Histórico, que será totalmente coberto e preparado para o público. O Palco Beth Carvalho ficará localizado no pátio interno da Casa da Cultura Dide Brandão e também receberá shows e atrações.
Os shows de Leila Pinheiro e do Trio Corrente correrão no Teatro Municipal de Itajaí, com distribuição gratuita de ingressos na bilheteria do Teatro a partir das 14h, no dia dos shows.
Por fim, o Mercado Público seguirá sua tradição de receber as jam sessions e rodas de choro do Festival, momento de encontro, intercâmbio e troca entre artistas.
O “26º Festival de Música de Itajaí” é um projeto cultural realizado pela Olho da Lua Produções, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. A iniciativa tem o apoio da Univali, Câmara Setorial de Música, Groville Drum Shop e Óticas Diniz, com o incentivo (renúncia fiscal) da Usimetal Metalúrgica, Batata Strike, Havan, Farmais e Condor.