Política
Comissão que investiga fraude em Forquilhinha conclui trabalhos
CEI da Câmara de Vereadores confirmou ilícitos em licitações e apresentou orientações ao município
Foram finalizados os trabalhos da Comissão Especial de Investigação (CEI), da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, que investiga fraude em licitações do executivo. O relatório de mais de 80 páginas produzido pelos membros do legislativo confirmou ilicitudes e apontou adequações a serem feitas pelo município.
A comissão foi montada como resultado da Operação Maktub, deflagrada no dia 27 de fevereiro pela Polícia Civil, com o objetivo de investigar irregularidades em concorrências públicas – em especial, na cobertura de um ginásio de Forquilhinha. Na época, foram presos um empresário, uma funcionária deste e um servidor do município. Membros da pasta de licitações também foram afastados.
“Teve uma atitude ilícita, tanto na conduta do empresário quanto da colaboradora dela e de um servidor do município. Entendemos que os demais servidores do município, é prudente aguardar os desdobramentos do Ministério Público de Santa Catarina e da Polícia Civil para que possamos ver a responsabilidade de cada um”, declarou Marcos Macedo, presidente da Comissão.
A Comissão irá encaminhar o relatório para o Ministério Público, Polícia Civil e, também, para o Executivo. Ao município, será enviada uma orientação para que todos os servidores da pasta de licitações estejam presentes no momento de aberturas de envelopes em editais. Marcos acredita que essa não é uma prática do Governo de Forquilhinha e que teria dado margem para a ilicitude.