Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Policiais de Araranguá têm palestra sobre a Lei Maria da Penha

Segurança
Palestra sobre a Lei Maria da Penha com promotor de Justiça Pedro Lucas de Vargas para policiais militares em Araranguá
Foto: Divulgação / MPSC

Segurança

Policiais de Araranguá têm palestra sobre a Lei Maria da Penha

Mais de 40 policiais militares de Araranguá participaram de palestra sobre a Lei Maria da Penha, com o promotor Pedro Lucas de Vargas

Publicidade

Pouco mais de 40 policiais militares de Araranguá participaram de uma palestra conduzida pelo promotor de Justiça Pedro Lucas de Vargas, na tarde desta terça-feira (27). O evento, focado na Lei Maria da Penha, abordou aspectos práticos da legislação federal que visa a punição e prevenção da violência doméstica contra a mulher.

Durante a palestra, o promotor destacou detalhes essenciais sobre o andamento dos casos após a prisão de suspeitos e os procedimentos relevantes para a atuação das instituições envolvidas. “Discutimos aspectos práticos da Lei Maria da Penha, trazendo pontos específicos sobre o andamento dos casos e reforçando a importância da atuação conjunta das instituições. A ideia é auxiliar os policiais no desempenho do trabalho no atendimento dos casos de violência contra a mulher”, explicou Pedro Lucas de Vargas.

A palestra faz parte da operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Em Santa Catarina, a operação é gerida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), que intensificou as ações de combate à violência doméstica e familiar durante o mês de agosto.

“Convidamos o promotor para contribuir com nossa atuação, pois acreditamos que o ministério Público é fundamental no combate à violência doméstica. Além de nosso trabalho direto, é crucial receber informações e orientações adicionais para melhorar nossa eficácia”, comentou a soldado da Polícia Militar Natália Cristina Schuster, uma das organizadoras do evento.

Dentro da Operação Shamar, estão previstas várias ações, incluindo a instauração de inquéritos, força-tarefa para procedimentos em andamento, levantamento de mandados em aberto, averiguação de denúncias, além de palestras, panfletagens, atendimentos às vítimas, diligências, fiscalizações e exames periciais.

Fonte: MPSC

Polícia Militar realiza Operação Shamar em Criciúma

Continue lendo
Topo