Cidadania
Apae de Capivari de Baixo promove atividades especiais
Ações são voltadas para a Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Por
Matheus Machado
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada entre os dias 21 a 28 de agosto. Em Capivari de Baixo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizou uma série de eventos e atividades que destacaram a importância da inclusão, do respeito à diversidade e da conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Alunos da Escola Municipal de Educação Básica Stanislau Gaidzinski Filho participaram do fechamento das atividades nesta quarta-feira (28), com o projeto ‘As diferenças culturais e suas características. As visitas dos docentes da unidade de ensino do município ocorreram nos períodos matutino e vespertino. O tema deste ano da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é: ‘Nossa história: quem somos e o que fazemos’.
A diretora da Apae de Capivari de Baixo, Rosilene Costa Antônio, destaca a importância da semana para requerer a inclusão de pessoas com deficiência. “A Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como intuito promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e a discriminação contra a pessoa com deficiência e nesse objetivo a Apae realizou diversas atividades nesse período”, afirma.
Com o objetivo de trazer para o debate as condições de pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Brasil, a Federação Nacional das Apaes incentiva que todo Estado envolva a comunidade por meio de atividades com os alunos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência. A deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, 1,4% da população do país