Meio Ambiente
Capivari amplia pontos para descarte consciente de eletroeletrônicos
O município já possuí 25 pontos de descarte consciente
Publicado em
O município já possuí 25 pontos de descarte consciente
Por
Vitor Wolff
Capivari de Baixo possui 25 pontos de entrega voluntária (PEVs) para o descarte adequado de eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias, com o objetivo de evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana, causados pelo contato de metais pesados presentes nesses materiais com o solo e a água. Essa iniciativa faz parte de um esforço contínuo da administração municipal e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para promover a sustentabilidade e a preservação ambiental, incentivando a prática da reciclagem entre os moradores.
Segundo Renata Porto, coordenadora do Meio Ambiente de Capivari de Baixo, o sistema de logística reversa implementado cumpre as exigências legais e promove o retorno desses materiais à cadeia produtiva, reduzindo o impacto ambiental e minimizando a extração de recursos naturais. A iniciativa também visa diminuir o volume de resíduos descartados de forma inadequada.
Os pontos de descarte incluem o Ginásio Municipal e o Pronto Atendimento para eletroeletrônicos, a Câmara Municipal de Vereadores para lâmpadas, e diversos locais, como Ginásio Municipal, Pronto Atendimento, Câmara de Vereadores, Estratégicas Saúde da Família (ESF), Escolas e Centros de Educação Infantil (CEI) para pilhas e baterias.