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UPAs de Criciúma adotam método Lean no atendimento

Saúde
Equipe de saúde das UPAs Próspera e Rio Maina em Criciúma durante implementação do método Lean para otimização do atendimento ao paciente
Foto: Divulgação / IMAS

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UPAs de Criciúma adotam método Lean no atendimento

UPAs Próspera e Rio Maina em Criciúma implementam o método Lean para otimizar atendimento e aprimorar a qualidade dos serviços de saúde

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As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Próspera e Rio Maina, em Criciúma, foram selecionadas entre as nove unidades de Santa Catarina para implementar o método Lean do Projeto Boas Práticas do Ministério da Saúde. Sob a gestão do Instituto Maria Schmitt (IMAS), essas unidades focam na melhoria contínua dos processos de atendimento, visando reduzir a superlotação e otimizar a qualidade dos serviços prestados aos pacientes.

O método Lean, aplicado em colaboração com a Beneficência Portuguesa de São Paulo, tem como principal objetivo a otimização dos fluxos de trabalho nas UPAs, com ênfase em protocolos de atendimento para Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e sepse. A aplicação dessa metodologia busca melhorar o tempo de atendimento e a eficiência na assistência, refletindo diretamente na qualidade do cuidado prestado aos pacientes.

Durante quatro dias, as especialistas de processos Beatriz Paroli e Ana Flávia Nunes, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, visitaram as UPAs de Criciúma para realizar um diagnóstico inicial. Elas analisaram os fluxos de atendimento, os tempos de espera e trocaram experiências com os gestores das unidades. Esse diagnóstico é crucial para adaptar as diretrizes nacionais e internacionais à realidade específica de cada UPA, permitindo a identificação de melhorias.

Ana Flávia Nunes destacou que, das 150 UPAs selecionadas em todo o Brasil, as unidades de Rio Maina e Próspera foram escolhidas devido aos excelentes índices de atendimento que apresentam. “Neste primeiro momento, realizamos a visita de diagnóstico, conhecemos os fluxos e trocamos ideias e experiências com os gestores, a fim de viabilizar nossas estratégias com base em diretrizes nacionais e internacionais. É fundamental levar em consideração as realidades de cada UPA e apontar melhorias para as unidades”, explicou Ana Flávia, ressaltando que haverá acompanhamento online mensal e, em um ano, uma visita de monitoria.

Beatriz Paroli elogiou a dedicação das equipes e a gestão das UPAs. “Antes da visita, avaliamos os números das unidades. Observamos que as UPAs Rio Maina e Próspera têm ótimos índices. Aqui, as pessoas são dedicadas, a equipe é engajada, e a gestão é ativa. As equipes estão abertas para melhorias e aprendizados, o que é fundamental nesta troca de ideias. A gestão envolvida e apoiando as mudanças são essenciais para o sucesso do método”, destacou Beatriz.

A implementação do método Lean tem mostrado resultados positivos, refletidos nos altos índices de satisfação dos pacientes: 95% na UPA Próspera e 98% na UPA Rio Maina. Para o diretor das UPAs, Fabiano Teixeira, essa adesão ao Projeto Boas Práticas é um passo importante para aprimorar ainda mais o atendimento ao paciente. “É um ganho enorme para a população de Criciúma e região esse aprimoramento nos protocolos já existentes. Temos ótimos índices, conforme feedback das especialistas e também do reflexo dos números de satisfação dos nossos pacientes. Por isso, mantemos a constância de aprimoramento de nossos serviços. Nosso foco é buscar soluções eficientes, através de metodologias inovadoras, para a excelência na assistência pública de saúde, tornando-nos referência em todo o país”, concluiu o diretor.

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