Cotidiano
Morre a professora Rosa de Lourdes, aos 90 anos, em Itajaí
Mestra de muitas gerações, a professora Rosa foi um dos ícones da educação em Itajaí e uma das grandes responsáveis pelo surgimento da Univali
Morreu em Itajaí na noite de ontem a professora Rosa de Lourdes Vieira e Silva aos 90 anos. A escritora, ex-professora da Universidade do Vale do Itajaí e uma das fundadoras da Rádio Conceição FM, é considerada um ícone da educação em Itajaí e Santa Catarina. A cerimônia de despedida será às 11h30 de hoje (5), no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú.
A professora presidiu a comissão responsável pela transformação da Fundação de Ensino do Polo Geoeducacional do Vale do Itajaí (Fepevi) na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em 1989 e atualmente, a instituição é considerada a melhor universidade privada de SC e figura em três rankings internacionais entre as melhores da América Latina. Ela estava afastada da docência já há alguns anos e vinha se dedicando à literatura e artes plásticas, até que em 2019 Rosa sofreu um acidente doméstico que a deixou internada no hospital por dois meses e com sequelas.
Ela ingressou no magistério aos 17 anos, lecionando para o segundo ano primário na no interior de Itajaí e nunca mais parou. Foi professora da rede municipal de ensino de Itajaí, docente e coordenadora do Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos de Santa Catarina e uma das primeiras docentes contratada para o Curso de Direito da, então, Fepevi.
“Mestre de muitos dos que passaram pela Univali, cronista e figura emblemática no município de Itajaí, deixa conosco a certeza de ter cumprido sua missão como educadora”, publicou em nota de pesar a Univali.