Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

11 de Setembro: brasileiro que estava em uma das torres relembra fatos do atentando

Cotidiano
11 de Setembro: brasileiro que estava em uma das torres relembra fatos do atentando
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Tácito Cury

Cotidiano

11 de Setembro: brasileiro que estava em uma das torres relembra fatos do atentando

Mais tarde, ele ainda descobriu ter sido professor de um dos terroristas

Publicidade

O empresário, Tácito Cury, é um sobrevivente de um dos momentos mais históricos da humanidade: o ataque às torres gêmeas de 11 de setembro de 2001. Após 23 anos do atentado, o palestrante, que hoje dedica sua vida às pessoas ao redor do mundo pela sua empresa e demais projetos voluntários, relembra cenas do evento e conta como foi descobrir ter sido o professor de um dos terroristas.

Tácito estava no país há menos de 3 anos e trabalhava dando aulas de inglês em uma escola que possuía uma das unidades no World Trade Center.

“Justamente no dia do atentado eu acordo atrasado para o trabalho. Quando cheguei ao local às 8h40, fui alertado por bombeiros a se distanciar da área isolada que envolvia a Torre Norte. Não entendia todo aquele movimento, achei que estava acontecendo uma gravação de algum filme, como era de costume nas ruas de Nova York, eu só queria chegar o mais rápido no trabalho pois já estava atrasado. Entrei, portanto, na Torre Sul e, ao entrar no prédio, subi ao 30º andar, lembro-me como se fosse hoje: vejo muitas pessoas assustadas, algumas feridas e outras alertando sobre fogo.”, relata.

Professor recrutou um dos terroristas

Tácito relata que recrutou um dos terroristas que quase tirou a sua vida. Um dos seus alunos de inglês havia sido recrutado por Cury em uma feira internacional na Turquia.

“Um dia depois desse acontecimento aterrorizante, descubro pelos jornais que um dos terroristas foi meu aluno. Meu mundo caiu nessa hora: Fui o recrutador e professor de Marwan al Shehhi, acusado pelo FBI de ser o piloto terrorista do voo 175 da United Airline, um dos aviões que atingiram a torre. Na tentativa de ajudar o FBI, ligo passando todas as informações que tinha sobre o ex-aluno. Fui investigado e acabei sendo demitido da escola em que eu lecionava. Tudo isso marcou muito a minha vida.”, completou.

Devido ao fato, o palestrante se viu obrigado a empreender na época, já que tinha partido para os EUA com intenção de buscar novas oportunidades e agora estava desempregado. Ele criou a própria escola de inglês, a “iTTi” – International TEFL Training Institute, empresa que existe até hoje.

Sobreviveu a outros acontecimento

Sobrevivendo também a outros acontecimentos globais como o Tsunami na Tailândia em 2004, que assolou o país asiático, e o incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris em 2019, que destruiu parte do histórico edifício, Tácito Cury dedicou à sua história de reviravoltas a um livro que será lançado chamado “Seus Sonhos Precisam de Você”, que narra toda sua trajetória até alcançar seus sonhos e realizar o de milhares de pessoas.

Atualmente, Cury se dedica a projetos de voluntariado por meio de sua empresa iTTi, a palestras ao redor do mundo e a registrar e espalhar sua história através de livros, programas de televisão e demais meios comunicativos para transformar vidas. “Meu propósito de vida hoje é dar propósito às pessoas ao redor do mundo.”, finaliza Tácito Cury.

“De tudo que acontece na vida da gente, temos que tentar tirar uma positividade. É difícil falar isso, mas temos que buscar”, finaliza o empresário que nasceu de novo e trata o 11 de Setembro como seu segundo aniversário.

Continue lendo
Topo