Educação
Governador Celso Ramos comemora resultado histórico no Ideb
O município ultrapassou a média de Santa Catarina nos Anos Iniciais, que foi de 6,4, e nos Anos Finais, que ficou em 5,2
O município de Governador Celso Ramos, na região da Grande Florianópolis, avançou 8% na nota dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). A nota 6,7 coloca o município à frente da média nacional, que foi de 6. Os Anos Finais também registraram avanço, com nota 5,4, 2% maior que a da edição anterior do Ideb e também acima da média nacional, de 4,6.
O município também ultrapassou a média de Santa Catarina nos Anos Iniciais, que foi de 6,4, e nos Anos Finais, que ficou em 5,2. Para o secretário municipal de Educação, Carlos Alexandre de Sá, a melhora é resultado do investimento que vem sendo feito nas escolas municipais e na formação docente.
“Os bons resultados alcançados refletem melhorias contínuas e o esforço conjunto de todos os envolvidos: Secretaria de Educação, professores, gestores, alunos, pais e a comunidade. Também é importante destacar o impacto positivo que o Sistema de Ensino Aprende Brasil tem tido na avaliação e no desenvolvimento dos alunos desde 2014. A qualidade do acompanhamento e a orientação oferecida aos professores, alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são fundamentais para garantir que todos os alunos adquiram as habilidades necessárias em cada etapa escolar”, destaca.
A diretora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Acedriana Vicente Vogel, lembra que os bons resultados são fruto de um trabalho feito em conjunto com os municípios parceiros, com foco na gestão educacional e na formação dos profissionais da educação.
“Nosso olhar é sempre muito cuidadoso no sentido de contribuir para que a equipe pedagógica do município refine a intervenção pedagógica a partir dos resultados das diversas avaliações e, assim, possa construir planos de ação a serviço da aprendizagem dos estudantes, tendo como referência os nossos recursos didáticos. Garantir o avanço da proficiência em matemática e língua portuguesa é um indicador fundamental para monitorarmos o sucesso escolar”, afirma.
Criado em 2007, o Ideb é um dos principais parâmetros de qualidade do ensino básico no país. O índice é divulgado a cada dois anos e considera a nota do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o fluxo escolar (taxa de aprovação, reprovação e abandono), em uma escala de 0 a 10.