Itajaí
Chiodini fala de educação na Univali
O candidato falou sobre projetos que pretende implantar para melhorar o ensino no Município em reunião na reitoria
O candidato Carlos Chiodini (MDB), pela coligação “Itajaí em primeiro lugar”, visitou o reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Valdir Cechinel, para apresentar as propostas do plano de governo para a Educação. A diretora de Extensão e Responsabilidade Social da Univali, professora Attela Provesi.
O postulante ao cargo de prefeito em Itajaí diz que a educação é uma das suas principais prioridades e que pretende melhorar ainda mais o ensino oferecido pelas escolas do município. O candidato citou o exemplo do projeto Maker, atualmente oferecido em 10 unidades escolares, que ensina programação, lógica, argumentação, entre outras competências, e disse que seu plano de governo prevê a ampliação do projeto Maker para todas as escolas municipais.
No entanto , a principal preocupação do candidato é com o Ensino Médio, que não é competência do Município, mas impacta negativamente na economia. O problema, segundo ele, é a grande evasão. “Os dados revelam que no primeiro ano, 11 mil jovens iniciam no ensino médio, mas só 4.800 concluem o terceiro ano, isso impacta nas vagas de emprego. Itajaí tem cerca de 4 mil vagas que não são preenchidas, muitas vezes, porque o candidato não é qualificado”, destaca.
Chiodini falou da parceria que pretende propor ao Sistema S para oportunizar os jovens de baixa renda, que frequentam regularmente as aulas no Ensino Médio, possam ter acesso ao ensino profissionalizante sem custo. “É um investimento na pessoa e na economia de Itajaí que queremos fazer”.