Segurança
Polícia Civil implanta ferramenta para transcrição de áudios
Polícia Civil de SC lança ferramenta de transcrição de áudios e vídeos para investigações e avança na automatização de processos
A Gerência de Tecnologia e Informação (Getin) da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) apresentou nesta quinta-feira (12) uma versão de testes de uma nova ferramenta voltada para a transcrição de áudios e vídeos. O sistema, que opera dentro da própria infraestrutura da PCSC, garante maior segurança dos dados confidenciais e visa proporcionar mais praticidade no trabalho investigativo.
A ferramenta permite a conversão automática de arquivos de áudio e vídeo em textos detalhados, que poderão ser utilizados em relatórios investigativos. Os textos gerados serão armazenados em uma base de dados segura, possibilitando seu uso em análises e cruzamentos de informações em investigações criminais.
A Getin também anunciou a automatização do processo de abertura de registros na Corregedoria, agora totalmente integrado ao Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), eliminando a necessidade de softwares de edição de texto externos.
Outras ferramentas em desenvolvimento incluem um bot no WhatsApp para denúncias, via Sistema Único de Denúncias (SUD), e a homologação do Inquérito Policial Digital, em parceria com o Tribunal de Justiça e a Polícia Científica. A previsão é de que o novo sistema de gestão da Acadepol comece a ser desenvolvido em novembro.
Fonte: Secom