Paulo Monteiro
SC Todo Dia indica: 6 filmes de terror para assistir na Sexta-Feira 13
Dos clássicos ao mais modernos, gênero é capaz de gerar medo e reflexão em pé de igualdade
Ah, a Sexta-Feira 13! Essa data, consolidada na cultura popular, carrega uma série de superstições e místicas que tornam o dia perfeito para uma maratona de filmes de terror – prática já recorrente aos mais apaixonados pelo gênero. Mas, afinal de contas, o que assistir em plena Sexta-Feira 13?
Aproveitando a data, a redação do SC Todo Dia preparou uma lista com 6 filmes para você assistir ainda hoje e entrar no clima de terror que a data tão bem explora – cada um, indicado por um membro da reportagem. Confira:
Noites Brutais (2022) – dirigido por Zach Cregger
Com um compromisso profissional agendado em outra cidade, uma jovem descobre que a casa que alugou já está ocupada por um estranho. Contra o seu melhor julgamento, ela decide passar a noite, mas logo percebe que há muito mais a temer do que apenas um hóspede inesperado.
Indicação do repórter Vitor Wolff, Noites Brutais (2022) é um dos filmes de terror mais interessantes da década. Tenso desde o início pela desconfortável situação da personagem que precisa dividir a casa com um completo desconhecido, o longa que te conduz por uma série de revelações inesperadas, impactantes e, ao mesmo tempo, divertidas.
Disponível na Netflix!
Corra (2017) – dirigido por Jordan Peele
Chris é um jovem fotógrafo negro que está prestes a conhecer os pais de Rose, sua namorada branca. Na luxuosa propriedade dos pais dela, ele percebe que a família esconde algo muito perturbador.
Indicação do repórter Matheus Machado, Corra (2017) é a estreia de direção daquele que é considerado um dos principais nomes do terror moderno: Jordan Peele. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, o filme transita entre o suspense e o terror ao abordar o racismo e os medos extremos de um personagem que se encontra em uma situação por si só incômoda, mas muito mais aterrorizante do que parece.
Disponível na Netflix!
O Exorcista do Papa (2023) – dirigido por Julius Avery
O padre Gabriele Amorth, exorcista do Vaticano, luta contra Satanás e demônios possuidores de inocentes. Um retrato detalhado de um padre que realizou mais de 100 mil exorcismos em sua vida.
Indicação do repórter Erik Borges, O Exorcista do Papa (2023) traz Russell Crowe em um papel que ele se vê cada vez mais confortável em fazer: o de um padre envolvido com o sobrenatural. O filme aposta na construção de uma história que envolve para atingir o seu ápice no exorcismo, mas não depender apenas dele para funcionar.
Disponível na Max!
Sorria (2022) – dirigido por Parker Finn
Após um paciente cometer um suicídio brutal em sua frente, a psiquiatra Rose é perseguida por uma entidade maligna que muda de forma. Enquanto tenta escapar desse pesadelo, Rose também precisa enfrentar seu passado conturbado para sobreviver.
Indicação do repórter Marco Búrigo, Sorria (2022) aposta no desconforto gerado pelo sorriso – algo que, teoricamente, deveria causar um sentimento justamente oposto. É a estranheza que se transforma em terror pelo excesso. O filme ainda ganhará uma nova continuação ainda em 2024.
Disponível na Netflix!
Pânico (1996) – dirigido por Wes Craven
Um grupo de jovens enfrenta um assassino mascarado que testa seus conhecimentos sobre filmes de terror. A pequena cidade de Woodsboro nunca mais será a mesma.
Indicação da repórter Laura Silva, Pânico (1996) é um dos últimos clássicos do terror. Dirigido pelo genial Wes Craven, o filme brinca com estereótipos e clichês do slasher, sub-gênero que nos anos 90 já estava bastante desgastado. É a partir dessa brincadeira que o longa se destaca, tratando de temas contemporâneos sem nunca abandonar o horror.
Disponível na Globoplay!
Halloween – A Noite do Terror (1978) – dirigido por John Carpenter
Em 1963, durante uma noite fria de Halloween, o pequeno Michael Myers, de seis anos, assassina brutalmente sua irmã adolescente, Judith. Ele é condenado e fica detido por 15 anos em uma instituição sob vigilância constante do Dr. Sam Loomis. Em 1978, na véspera de Halloween, Michael rouba um carro e escapa do sanatório Smith’s Grove. Ele retorna à sua pacata cidade natal de Haddonfield, Illinois, onde procura suas próximas vítimas.
Minha dica para a data, Halloween – A Noite do Terror (1978) é um dos principais responsáveis por popularizar o gênero slasher (e, para mim, o melhor deles). Extremamente influente até os dias de hoje, o filme aposta em um terror construído a partir do que não é mostrado. Michael Myers é tão ameaçador que te deixa tenso pela simples sugestão de que ele poderá aparecer a qualquer momento.
Disponível na Prime Video!