Saúde
Hospital Dom Joaquim recebe habilitação em cardiologia
Hospital Dom Joaquim, em Sombrio, recebe habilitação para realizar procedimentos de alta complexidade cardiovascular
O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, assinaram, nesta terça-feira (17), a autorização que habilita o Hospital Dom Joaquim, em Sombrio, para realizar procedimentos de alta complexidade cardiovascular. O ato, realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), marca um avanço significativo na saúde de Santa Catarina.
“Esse tipo de habilitação é essencial para garantir o cuidado necessário aos pacientes que demandam atendimento especializado. Estamos aprimorando a infraestrutura hospitalar e valorizando os profissionais da saúde. A saúde é uma prioridade do meu governo, e vamos continuar avançando”, destacou o governador Jorginho Mello.
Em 2023, Santa Catarina foi pioneira ao criar a habilitação estadual para procedimentos de alta complexidade cardiovascular, com o objetivo de descentralizar os atendimentos cardiológicos, antes concentrados no Instituto de Cardiologia de Florianópolis, e ampliá-los em várias regiões do estado. Com isso, o acesso dos pacientes a tratamentos especializados ficou mais fácil.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, frisou a importância dessa habilitação para a região Sul: “Com essa ampliação, vamos reduzir a distância para os 15 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, desafogar hospitais como o São José, em Criciúma, e os de Florianópolis, proporcionando um atendimento mais eficiente em cardiologia.”
O Hospital Dom Joaquim se junta a outras 10 instituições habilitadas para realizar esses procedimentos em Santa Catarina, entre elas os hospitais São José (Criciúma), São Vicente de Paulo (Mafra), Regional Hans Dieter Schmidt (Joinville) e Marieta Konder Bornhausen (Itajaí). A habilitação reduzirá a fila de espera por procedimentos cardíacos nas regiões Sul e em todo o estado.