Saúde
Mutirão no Hospital Infantil reforça diagnóstico precoce de câncer ocular
O hospital realizou um mutirão de consultas e exames focado na detecção da doença
Mais de 90% dos casos de retinoblastoma, um tipo de câncer ocular que afeta principalmente crianças, são curáveis quando diagnosticados precocemente. Para reforçar a importância do diagnóstico rápido, o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em parceria com a Sociedade Catarinense de Pediatria, realizou um mutirão de consultas e exames no sábado (21), focado na detecção da doença.
O evento contou com a participação de estudantes de medicina da UFSC e de veterinária da Unisul, que trouxeram animais para deixar o ambiente mais acolhedor. Voluntárias da AVOS organizaram um café da manhã e decoraram o local, enquanto a empresa Phelcom forneceu equipamentos de diagnóstico. A ação integra a campanha nacional De Olho nos Olhinhos, que visa conscientizar sobre os sinais do retinoblastoma, com o dia 18 de setembro sendo o Dia Nacional de Conscientização sobre a doença.
“Por meio de um cadastro em nossas redes sociais, mais de 93 crianças foram inscritas para participar da ação. Cerca de 20 funcionários do hospital, incluindo oftalmologistas, enfermeiros e oncologistas, foram mobilizados, além de aproximadamente 30 voluntários”, destaca Maristela Cardozo Biazon, diretora do hospital.