Cotidiano
Ovo ou a galinha? Ciência tem nova explicação para quem veio primeiro
Confira esta nova descoberta
Publicado em
Confira esta nova descoberta
Por
Matheus Machado
Um estudo publicado na revista científica Nature revela que os primeiros ancestrais de aves e répteis podem ter gerado filhotes vivos, ao invés de depositar ovos, desafiando a teoria amplamente aceita até agora.
Essa nova descoberta contraria a ideia de que o ovo teria surgido primeiro. Alguns cientistas, que acreditam que as galinhas descendem dos dinossauros, sustentam que o ovo apareceu há cerca de 340 milhões de anos, muito antes das galinhas, que surgiram aproximadamente 50 milhões de anos atrás.
A questão, entretanto, é complexa e ainda não há consenso. O novo estudo sugere que a viviparidade — o desenvolvimento do embrião dentro do corpo da mãe — estava presente nos grupos ancestrais que deram origem aos crocodilos e aves.
A pesquisa também afirma que essa “proteção adaptativa dos pais oferecia uma vantagem em relação à postura de ovos dos tetrápodes anteriores”. Com base nisso, conclui-se que algumas espécies que hoje põem ovos, como as galinhas, podem ter evoluído de ancestrais vivíparos, ou seja, que davam à luz filhotes vivos. Em outras palavras, é possível que a galinha tenha descendido de um animal que não botava ovos.
Com informações de Tilt Uol.