Saúde
Quais os suplementos alimentares mais utilizados?
A prescrição de suplementos deve ser baseada em um diálogo detalhado entre paciente e profissional de saúde
Por
Matheus Machado
Suplementos alimentares devem servir como um complemento ao seu plano alimentar, sendo fundamentais o uso adequado, a dosagem correta e o momento apropriado para sua ingestão – funcionando como “a cereja do bolo” em sua rotina nutricional. Doses inadequadas, sejam elas menores ou maiores que o necessário, podem resultar em falta de eficácia ou até mesmo representar riscos à saúde.
A prescrição de suplementos deve ser baseada em um diálogo detalhado entre paciente e profissional de saúde, levando em consideração o histórico clínico, exames laboratoriais, estilo de vida, hábitos alimentares, tipo de atividade física (incluindo fase, intensidade e duração do treino) e os objetivos específicos de cada pessoa.
Repor vitaminas e minerais
Vitaminas e minerais podem ser consumidos isoladamente ou em forma de complexos multivitamínicos e minerais. No entanto, é importante destacar que alguns micronutrientes, quando ingeridos juntos, podem ter sua biodisponibilidade reduzida. Um exemplo comum é o cálcio e o ferro, que competem entre si pela absorção no organismo.
Manter o atleta por mais tempo na prática esportiva
Repositores de carboidratos (gel, goma, bebida, wafel, carboidrato em pó), TCM (triglicerídeos de cadeia média).
Substâncias tamponantes
Bicarbonato de sódio e beta alanina.
Hipercalóricos
Possui um maior valor energético por porção, sendo utilizado para complementar o valor calórico da dieta. Geralmente, é composto principalmente por carboidratos, podendo também conter proteínas e até mesmo gorduras.
Suplementos Proteicos e Aminoácidos
Creatina, glutamina, proteína do soro do leite (whey protein), proteínas vegetais (como ervilha, amêndoa, soja e arroz), proteína da carne, colágeno, aminoácidos essenciais, BCAA, leucina e taurina são suplementos amplamente utilizados para otimizar a recuperação muscular, melhorar o desempenho físico e complementar a ingestão de nutrientes essenciais. Cada um desses componentes oferece benefícios específicos, desde o suporte à síntese proteica até a regeneração muscular e o fortalecimento das articulações.
Nutrientes ou substâncias isoladas
Cafeína, teacrina, nitrato, probióticos, prebióticos, ômega 3, cúrcuma, coenzima Q10, própolis.
Com informações de Eu Atleta/Globo.