Cotidiano
Parque Astronômico terá programação para Eclipse Solar
Saiba como será a observação do Eclipse Solar Parcial no Parque Astronômico Municipal Albert Einstein, em Criciúma
Publicado em
Saiba como será a observação do Eclipse Solar Parcial no Parque Astronômico Municipal Albert Einstein, em Criciúma
Por
Vinícius Barbosa
Nesta quarta-feira (02), o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², situado no Morro Cechinel, oferecerá uma programação dedicada à observação do Eclipse Solar Parcial. As atividades terão início às 16h45 e se encerrarão por volta das 18h35.
Os visitantes poderão escolher entre observar o fenômeno por meio da projeção em telescópios ou utilizar óculos especiais que serão fornecidos durante o evento, uma precaução vital para proteger os olhos, uma vez que olhar diretamente para o Sol pode causar sérios danos à visão. Além disso, o planetário do parque apresentará sessões do filme “Sol, a nossa estrela”, agendadas para as 18h30 e 19h30.
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, projetando sua sombra sobre a superfície terrestre. Esse fenômeno só pode ocorrer durante a fase da Lua Nova. O eclipse desta quarta-feira (2) resultará na ocultação de uma parte do Sol. Em Criciúma, estima-se que 30% da superfície solar será coberta durante o evento.
Na madrugada de segunda-feira (30), a equipe do Parque Astronômico Municipal fez um registro histórico ao observar a passagem de um cometa. O C/2023 A-3 (Tsuchinshan – ATLAS) alcançou seu ponto mais próximo do Sol na última sexta-feira (27), permitindo sua visualização a olho nu graças à sua cauda. Os profissionais do parque conseguiram capturar imagens exclusivas do cometa utilizando telescópios, durante a observação realizada no Mirante do Morro Cechinel.
Cometas são pequenos corpos celestes que orbitam o Sol, compostos principalmente de gelo, poeira e rochas. Quando se aproximam do Sol, o calor provoca a vaporização do gelo, resultando na formação de uma cauda impressionante.