Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Segunda rodada é com temas livres no último debate entre candidatos a prefeito em Tubarão

Política
BeFunky Collage 20

Política

Segunda rodada é com temas livres no último debate entre candidatos a prefeito em Tubarão

Candidatos aproveitaram para provocar adversários com temas controversos

A segunda rodada do último debate entre candidatos a prefeito em Tubarão foi de temas livres, na noite desta segunda-feira, 30. Os candidatos ao cargo de prefeito de Tubarão Carlos Stüpp (PSDB), Estêner Soratto (PL) e Maristela Francisco (PT) poderiam escolher a pergunta para seus oponentes.

O debate é promovido pela Rádio Cidade em parceria com o portal SCTodoDia. O evento é realizado no auditório da Unisul e transmitido ao vivo pelo Youtube (clique aqui e confira).

A candidata Maristela Francisco (PT) perguntou ao candidato Estêner Soratto (PL) quais serias as propostas dele para a educação tubaronense. Soratto disse que seriam várias propostas, sendo que pretende colocar cada vez mais escolas em tempo integral para que as crianças possam estar recebendo no contraturno disciplinas como empreendedorismo, inteligência emocional e educação financeira. “Moralizar o sistema de compra de vagas nas creches particulares”, também seria um de seus projetos, pois atualmente o sistema deixa muitas dúvidas sobre o atendimento das crianças nestas unidades de ensino, segundo o candidato.

Na réplica, a candidata Maristela Francisco (PT) aproveitou para provocar o adversário. “Ainda bem que você falou no governo do Estado, porque outro dia você Estener estava nas redes apoiando o governador quando o governador meteu-lhe o cac&*& na classe dos professores estaduais, dizendo que iria demitir toro mundo e brincando com o piso salarial, batendo pé no chão, fazendo piada com o salário, que no Estado é menor que no município. O que eu queria dizer com isso para quem tem um amigo governador, você traz um péssimo exemplo de educação, tendo em vista que Santa Catarina desceu na Educação Básica 28% sob esse governador. E eu acho temerário votar num candidato que é inimigo do magistério público”.

Durante a tréplica, Soratto defendeu o governador salientando os programas do governo estadual como o Programa Universidade para Todos e o Ca-tec, além de ter melhorado o vale-alimentação e ter lançado o maior concurso para a área da educação.

Na sequência, Soratto fez a pergunta para Carlos Stüpp, sobre as propostar para melhorar o esporte na cidade. Stüpp respondeu que primeiro pretende reforçar os programas Bolsa Atleta, Bolsa Paratleta e Bolsa Técnico. “Você sabe que nós temos várias ações que foram implementadas quando eu fui prefeito de Tubarão. Entre elas, o projeto Navegar que é espetacular para a utilização do Rio Tubarão e que simplesmente abandonaram e eu pretendo trazer de volta”, complementou. O candidato ainda disse que pretende ampliar a quantidade de ginásios e quadras cobertas nas escolas municipais.

Na réplica, Soratto destacou o seu plano de governo, sobre o incremento dos programas de bolsas. “Nós vamos ampliar colocando a 12ª parcela dos benefícios, para que os esportistas possam ter o ano inteiro para se dedicar”. Além disso, o candidato também salientou que pretende recuperar dois ginásios que foram perdidos. O ginásio JoséWarmuth Teixeira que envolve a posse do imóvel junto ao governo federal e o ginásio do Otto.

Stüpp na tréplica falou sobre o programa Pão e Leite para Nossas Crianças que havia sido implementado em seu governo e será reeditado com a inclusão dos finais de semana para a distribuição de alimentos para os estudantes.

Carlos Stüpp perguntou para a candidata Maristela Francisco se ela considerava justo o aparelhamento e a estrutura por parte do Estado e do município para o recebimento do ex-presidente em apoio a campanha de um dos adversários. “Não é nem questão de ser justo e injusto, é uma questão de ser legal ou ilegal”, disse a candidata. Maristela ainda destacou que é Policial Civil de carreira e que suspeita de crime deve ser apurada.

Na réplica, Stüpp mandou um recado aos servidores municipais, que não devem temer e podem ficar tranquilos que no dia 1º de janeiro ele estará na prefeitura para tratar todos com o devido respeito.

Maristela Francisco aproveitou para falar com a população tubaronense e disse que não tem problema odiar o Lula e o PT, mas quem ama o dinheiro colocados nos impostos deve votar em sua chapa para ter uma gestão transparente.

A pergunta de Maristela direcionada ao Stüpp foi sobre a comunidade LGBT, se o candidato teria alguma política pública voltada para essa área. “Eu diria que o tema é tão importante e relevante que nem precisava nem ir para o papel, i tema diz tudo em uma palavra: respeito.”, declarou. Ele lembrou que já foi acusado por racismo em suas campanhas no passado. “Faremos um governo para os que menos tem, os que mais precisam e os que menos podem, esse é o seu jeito de governar”, enfatizou.

Na réplica, Maristela Francisco falou que existe uma prática de subjugar as minorias, como se não houvesse necessidades especiais para essas comunidades. “Teremos uma politica pública de atenção em atos concretos e práticos para as pessoas que precisam dessas políticas públicas”, afirmou.

“Praticamente tudo que existe de assistência social no município foi implementado no meu governo”, lembrou Stüpp na tréplica.

Soratto perguntou para Maristela Francisco sobre a mobilidade urbana nos bairros que mais crescem no município. “Eu não penso apenas nos grandes bairros com a sua mobilidade, eu sei que você adora falar do Monte Castelo. Eu vou falar de Monte Castelo, Humaitá, Oficinas, porque eu conheço essa cidade de palmo a palmo”, respondeu. A candidata também falou que a zona rural e bairros mais pobres estão esquecidos.

“Não tem nada de chiquetoso não”, falou Soratto na réplica. A proposta do candidato é um Anel Viário que passe pelos bairros São Cristóvão, Congonhas, Mato Alto e Campestre onde projetos de loteamentos estão aprovados e o crescimento industrial também cresce.

Na tréplica, a candidata Maristela falou que projetos de loteamentos são diferentes da população que mora nos bairros que a mobilidade urbana é precária.

Carlos Stüpp indagou Soratto sobre a sua terceira eleição em 4 anos, se ele considera correto abrir mão da representatividade e dos recursos como deputado estadual. “Quando a gente percebeu o ajuntamento que começou acontecer seu com o seus apoiadores e o seu chefe de campanha querendo voltar para comandar a prefeitura de Tubarão, eu disse vou ser candidato e vou trazer muitos recursos para a cidade”, respondeu. O candidato fez referência a frase dita pelo governador Jorginho Mello de que “Tubarão iria receber 1000 vezes mais recursos com Soratto eleito”, finalizou.

“Vaidade”, apontou Stüpp, sobre o motivo da candidatura de Soratto durante a réplica. “Talvez você seja mais cumplice do que eu”, afirmou sobre a operação Mensageiro e o aumento da taxa de lixo.

“Não seja leviano”, respondeu Soratto na tréplica. “Vamos de uma vez por todas acabar com isso (corrupção)”, salientou.

O questionamento ocasionou um pedido de direito de resposta do candidato Soratto, concedido e aproveitou para enfatizar não ser cumplice de nenhuma ilegalidade e que o debate deve ser propositivo e sobre o futuro do município.

 

 

 

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo