Criciúma
Cláudio Tencati comenta a vitória de 2 a 0 do Tigre
Ele detalhou sobre suas opções táticas na entrevista coletiva
Após a importante vitória do Criciúma sobre o Atlético-GO nesta quinta-feira (3), o treinador Cláudio Tencati comentou sobre suas opções e os três pontos conquistados na coletiva de imprensa.
Logo na primeira pergunta, ele foi questionado sobre a pressão da equipe visitante, que exigiu uma postura diferente do Tigre no segundo tempo. Na resposta, ele saudou o torcedor que compareceu no Heriberto Hülse e criticou as vaias contra o jogador Marquinhos Gabriel. “Precisamos da participação efetiva, principalmente nos jogos em casa. É com a energia e união que vamos permanecer firmes até o final. Quero dizer que não são as vaias para o Marquinhos que vão tirar nosso ímpeto, até porque já fizeram isso com outros atletas. Pode cornetar e falar a vontade, temos convicções internas. O Marquinhos fez um grande jogo e tínhamos a opção do Jhonata Robert, mas ele estava com um desconforto no ombro. Tô falando isso para os corneteiros. Podem cornetar a vontade, mas nossas convicções não mudam”, disse o técnico em sua primeira explanação.
“Quem acompanha o Atlético-GO, nos últimos seis jogos eles tem 50% de aproveitamento, são três vitórias. Não justifica a tabela, o momento vem do primeiro turno aliado ao segundo turno. Mas se observar na fase da janela, a equipe deles melhorou. Contratou pesado. Sabíamos que não era um ‘morto’, mesmo sendo o último colocado. Eles tem uma marcação de encaixe e dificultou para nós. Sabíamos que seria difícil, ansiosos no começo, até alguns erros de passe, mas no segundo tempo conseguimos o gol. No intervalo o Dudu sentiu um incômodo na posterior da coxa e o Barreto também no final. Aí optamos pelo Ronald, que é competitivo, marca e joga”, destacou Tencati, que ainda pediu para os atletas não diminuírem o ritmo mesmo ganhando por 1 a 0 até o intervalo.
Sobre a entrada de Jonathan, o comandante do Tigre disse que o jogador foi importante porque o Atlético começou a ocupar o campo ofensivo com seis jogadores, já que tinha que correr atrás do prejuízo. “Se atirou, foi pra cima. Começamos a perder meio-campo e laterais. Por isso colocamos o Jonathan. Preferimos não recuar o Newton para a linha de cinco, mantendo ele como volante. Aí trazemos o Fellipe Mateus e o Allano para a dobra de laterais. Evitamos o problema de cruzamentos que estava perigoso e equilibramos, ganhando o meio-campo de novo”, concluiu.
Tencati também disse que teve a oportunidade de matar o jogo com o terceiro e até mesmo um quarto gol. “Não podemos é disperdiçar as chances que tivemos. Mas dentro do planejamento, a equipe foi competente e tivemos uma grande vitória.
Questionado sobre a opção de Ronald para entrar no segundo tempo, mesmo contando com outros volantes, Tencati ressaltou suas características: “O Ronald duela mais que o Patrick e o Meritão. Eles são mais centrais, defendem mais zonas. Já o Ronald é de mais confronto, tanto ofensivo como defensivo. Não podemos pensar só em marcar. Para não ficar sá na defesa e criar problemas, precisa de alguém que produzisse. Ele contribuiu muito, essa foi a ideia”, complementou.
A coletiva compelta pode ser conferida na live da Rádio Cidade em Dia no YouTube.