Eleições 2024
Filas e urna travada movimentam votação em Balneário Rincão
Antes das 7h da manhã, eleitores já formavam filas nas seções
Eleitores de Balneário Rincão e de outras regiões próximas se dirigem neste domingo às urnas para escolher o prefeito e vereadores do município mais novo da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Com 2.459 eleitores registrados, a escola Melchiades Bonifácio Espíndola é o maior colégio eleitoral da cidade e vem enfrentando uma grande movimentação desde as primeiras horas do dia.
Antes das 7h da manhã, eleitores já formavam filas nas seções do colégio. A situação foi agravada por problemas técnicos na seção 438, que apresentou falhas duas vezes, por volta das 8h e novamente às 9h30, aumentando o tempo de espera dos eleitores e prolongando ainda mais as filas.
Em meio à movimentação, a equipe de reportagem conversou com o morador Agenor Back, que todos os anos traz a mãe para votar na escola Melchiades Bonifácio Espíndola. Ele falou sobre a importância desse momento para a família. “Já é a segunda vez que trago ela para votar aqui, desde que meu pai faleceu. Ele era cadeirante e fazia questão de votar aqui”, comentou Agenor.
Ele ainda explicou que essa será a última vez que sua mãe, viúva há um ano, participará da votação, um momento simbólico de continuidade.
Além das filas, Agenor reclamou da falta de comunicação sobre a fila prioritária para idosos. Segundo ele, a ausência de orientação adequada fez com que muitos eleitores prioritários enfrentassem as mesmas filas dos demais votantes.
“Tinha que ter um fiscal mais comunicativo aqui para os idosos que estão chegando na frente, para irem direto ao lugar certo”, observou.