Economia
Abertura de empresas cresce 10,9% em SC no terceiro trimestre
SC teve aumento de 10,9% na abertura de empresas no 3º trimestre de 2024, com destaque para mulheres e jovens empreendedores
Santa Catarina registrou um aumento de 10,9% na abertura de novas empresas no terceiro trimestre de 2024, com a criação de 65.361 negócios, em comparação com 58.922 no mesmo período de 2023, segundo a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). Esse crescimento consolida o estado como um dos principais polos de empreendedorismo no Brasil.
Outro dado relevante é o aumento da participação feminina no mercado. No terceiro trimestre, 40,5% dos 87.244 novos sócios eram mulheres, reforçando a diversidade e inovação em diversos setores. O estado continua a ser um ambiente favorável tanto para o crescimento empresarial quanto para o fortalecimento da representatividade feminina no empreendedorismo.
“O crescimento na abertura de empresas e o aumento da participação feminina em Santa Catarina, impulsionadas especialmente pelas iniciativas do governador Jorginho Mello, têm sido uma constante neste terceiro trimestre de 2024. O nosso Estado tem se mantido muito promissor para novos negócios, impulsionando o crescimento empresarial e o ambiente de negócios”, afirmou Fernando Baldissera, presidente da Jucesc.
Jovens impulsionam a abertura de empresas
O relatório também destacou que os jovens de 21 a 30 anos representaram 30% dos novos sócios, com 26.849 registros, evidenciando o papel fundamental dessa faixa etária no cenário de inovação e novos negócios.
Principais setores em expansão
Entre as empresas recém-abertas, os setores que mais se destacaram no último trimestre foram:
- Promoção de vendas
- Serviços de apoio administrativo
- Comércio de vestuário e acessórios
- Obras de alvenaria
- Cabeleireiros, manicure e pedicure
Esses segmentos demonstram a diversidade de áreas em crescimento, com destaque para o comércio, a construção civil e os serviços de cuidados pessoais. Os dados são divulgados pela Jucesc, vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (Sicos).