Iany Niero
Como o atendimento ao cliente impacta na imagem e nos resultados de uma empresa, comércio, serviço
Vamos refletir sobre uma das coisas que mais impacta a imagem e os resultados de uma empresa, o atendimento ao cliente
Publicado em
Vamos refletir sobre uma das coisas que mais impacta a imagem e os resultados de uma empresa, o atendimento ao cliente
Por
Iany Niero
A preocupação com o atendimento ao cliente não é mais uma tendência para o futuro, mas deve fazer parte do planejamento estratégico e da cultura das empresas, o atendimento ao cliente tem um papel crucial na construção e manutenção da imagem de uma empresa. Ele pode impactar significativamente nessa percepção.
Estudos apontam que um bom atendimento supera preço e produto como diferencial chave para uma empresa, comércio, serviço. Os dados reforçam isso: 86% aceitam pagar mais para ter uma boa experiência, e 66% trocam de marca após um mau atendimento.
Segundo Mauricio Prado da Salesforce, “na era do cliente, o diferencial competitivo é oferecer uma experiência superior”.
Alguns pontos que devem ser levados em conta e pensados quando se promove uma boa experiência para os clientes:
Primeira Impressão: O atendimento é muitas vezes o primeiro ponto de contato entre a empresa e o cliente. Um bom atendimento pode gerar uma impressão positiva, enquanto um atendimento ruim pode afastar clientes potenciais.
Fidelização: Clientes que recebem um bom atendimento tendem a se tornar fiéis à marca. A fidelização não apenas garante vendas recorrentes, mas também transforma clientes em defensores da marca, que recomendam a empresa a outros. Manter um cliente é muito menos oneroso do que investir em ganhar clientes novos.
Confiança e Credibilidade: Um atendimento eficaz e ágil aumenta a confiança do cliente na empresa. Quando os clientes sabem que podem contar com a empresa para resolver problemas, isso reforça a credibilidade da marca.
Impacto nos Resultados: Empresas com excelente atendimento ao cliente frequentemente apresentam melhor desempenho financeiro. Clientes satisfeitos tendem a gastar mais e a retornar mais frequentemente.
Além destes, pensar em uma capacitação continuada para colaboradores que atuam diretamente com os clientes é de extrema importância, pois muitas vezes são exigidas dos colaboradores posturas que não são ensinadas.
BjBj
Iany Niero