Criciúma
Cooperaliança: 15 pessoas são indiciadas pela Polícia Civil
Compra de votos, falsificação de documentos e peculato estão entre os crimes supostamente cometidos
Na Cooperaliança, em Içara, 15 pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (10). As investigações apontaram indícios de crimes praticados na gestão da empresa concessionária, dentre eles peculato, corrupção ativa e passiva, além de diversos atos de improbidade administrativa.
As diligências apontam ainda desvios de materiais que eram utilizados em empreendimentos particulares em implantação; Compra de voto nas eleições, falsificação de documentos, divulgação de dados protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais visando as eleições; Compras direcionadas, compras com sobrepreço; Pagamento de reforma de comitê eleitoral com dinheiro da empresa concessionária, além dos crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e organização criminosa.
“Constatado o total viés político que a empresa concessionária esta inserida, em total desrespeito aos princípios norteadores da administração pública, não esta descartada novas fases da operação. As diligências investigativas, análise de dados e documental contaram com a equipe de investigações da unidade e LAB/Sul. O inquérito policial segue nos próximos dias ao Poder Judiciário para remessa ao Ministério Público”, informa a Polícia Civil. O delegado Rafael Iasco é o responsável pelas investigações do caso.