Proposta de túnel no Morro dos Cavalos segue em análise pela ANTT
FIESC sugere incorporar a obra às melhorias da BR-101 Sul para aumentar a segurança e resolver gargalo histórico
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está avaliando a proposta encaminhada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), que sugere incluir a construção de um túnel no Morro dos Cavalos nas obras da CCR Via Costeira, concessionária do trecho Sul da BR-101.
O objetivo da proposta é eliminar um dos principais pontos de estrangulamento da rodovia, com registros recorrentes de acidentes e deslizamentos, especialmente em períodos de chuvas intensas.
Segundo a ANTT, o pedido está em tramitação e será analisado com base nos critérios técnicos e financeiros. A agência ainda não estipulou um cronograma para a resposta à FIESC. “A proposta segue para a área responsável, que verificará a viabilidade de incorporar o projeto ao contrato de concessão da CCR”, citou a nota da ANTT.
A CCR Via Costeira, atual concessionária da BR-101 Sul, informou que não pode se posicionar sobre o projeto até que receba um documento oficial da ANTT. Segundo a concessionária, qualquer alteração no contrato de concessão deve ser formalizada pela agência reguladora para que seja executada. A ANTT por vez afirmou que responderá direto para a Fiesc.
Enquanto a proposta da FIESC é analisada, outras soluções para o Morro dos Cavalos continuam sendo discutidas. O deputado federal Luiz Fernando Vampiro sugeriu um contorno rodoviário como alternativa para melhorar a mobilidade na região, embora a solução enfrente desafios de custo e impacto ambiental.
Impacto do Morro dos Cavalos na mobilidade e segurança
O trecho do Morro dos Cavalos é conhecido por apresentar uma geografia acidentada, que torna a rodovia vulnerável a deslizamentos e acidentes, especialmente envolvendo veículos de carga. Em abril de 2024, chuvas intensas bloquearam a rodovia por até 48 horas, provocando congestionamentos de até 30 km. Além disso, acidentes envolvendo caminhões são frequentes, reforçando a necessidade de intervenções urgentes.
A construção de um túnel, como proposto pela FIESC, resolveria esses problemas, criando uma rota segura e direta para os motoristas. O custo estimado da obra é de R$ 1 bilhão, e a FIESC sugere que ele seja diluído ao longo do tempo, dada a longa duração do contrato de concessão da CCR Via Costeira e as tarifas de pedágio mais baixas no trecho Sul da BR-101.
Com a proposta da FIESC em fase de análise, a expectativa é que a decisão seja tomada no próximo ciclo de revisão quinquenal da concessão da CCR. A pressão de entidades e a recorrência de acidentes na região tornam o projeto de extrema importância para garantir a segurança dos motoristas e melhorar o fluxo de mercadorias entre o Sul do Brasil e outras regiões.