Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

SC Todo Dia Indica: 6 filmes para assistir no Dia das Crianças

Paulo Monteiro
SC Todo Dia Indica: 6 filmes para assistir no Dia das Crianças
Imagem do filme Meu Primeiro Amor (1991)

Paulo Monteiro

SC Todo Dia Indica: 6 filmes para assistir no Dia das Crianças

Longas que marcaram a infância e que merecem ser revisitados

Publicidade

Retornar ao que assistimos na infância é sempre uma experiência no mínimo curiosa. Nem tudo o que gostávamos quando éramos pequenos iremos gostar depois de adultos. Afinal de contas, a idade também acaba moldando os nossos gostos. Ainda assim, existem algumas obras que acabam ficando no nosso coração e o aquecem mesmo depois de tantos anos, sendo como uma âncora para dias muitas vezes mais simples.

Aproveitando a data especial deste sábado (12), eis aqui uma lista com as obras que marcaram a infância das pessoas que compõem o Portal SC Todo Dia. Confira 6 filmes para o Dia das Crianças:

Shrek (2001) – Dica da repórter Laura Silva

Uma das animações de maior sucesso do século, Shrek (2001) é a pura desconstrução dos contos de fadas a partir de um humor ácido e uma aventura improvável. Cômico, caricato e extremamente inteligente, o filme é tão infantil quanto adulto, e funciona extremamente bem para os dois públicos.

Shrek acompanha um ogro que tem a sua vida invadida por personagens de contos de fadas que acabam com a tranquilidade de seu lar. Ele faz um acordo, para que possa tornar o seu pântano novamente tranquilo se resgatar uma princesa indefesa. A aventura, no entanto, se desenvolve para muito além da calmaria.

Shrek está disponível na Prime Video e Globoplay.

Os Batutinhas (1994) – Dica do repórter Maiquel Machado

Um clássico das sessões de cinema do SBT e da Record nos anos 1990 e 2000, Os Batutinhas (1994) é um daqueles filmes que simplesmente exalam o sentimento da infância. O longa apresenta muito da inocência e da expertise dessa fase da vida, quando todo e qualquer acontecimento costuma ser muito maior e marcante pelos olhos de uma criança.

O filme acompanha um grupo de crianças. Alfafa é julgado culpado em uma reunião do Clube dos Homens que Odeiam Mulheres, porque se apaixonou por Darla. Seus amigos fazem de tudo para acabar com o romance dos dois, mas o jovem está disposto a continuar o namoro – não importa o que aconteça.

Disponível para aluguel no Google Play Movies e na Apple.

Carros (2006) – Dica do repórter Erik Borges

Um dos grandes sucessos da Pixar nos anos 2000, Carros (2006) é um daqueles filmes que conseguiu romper a barreira dos nichos. Uma animação que, apesar de estar calcada em um personagem que é simplesmente um automóvel, consegue ser bastante humano e tratar de temas universais de maneira um tanto quanto única. Amizade, superação, família. Uma daquelas obras que marcam e muito a vida de uma criança.

O filme acompanha o famoso carro de corridas Relâmpago McQueen que, ao viajar para a Califórnia, se perde e vai parar em Radiator Springs, uma pequena cidade na Rota 66. Por lá, ele conhece novos amigos e aprende lições que mudam sua forma de encarar a vida.

Disponível na Disney Plus.

Nem que a Vaca Tussa (2004) – dica da repórter Luiza Salvador

Um faroeste cujas personagens principais são vacas. Sério, não tinha como ser melhor do que isso. Nem que a Vaca Tussa (2004) foi uma das últimas animações da Disney que apostou no formato em 2D e, muito por conta disso, segue visualmente atemporal. Extremamente engraçado, com um humor por vezes adulto, mas desenvolvido a partir de uma história um tanto quanto infantil: vacas que querem ajudar a dona de uma fazenda.

O filme segue três vacas que, depois de um aviso de despejo, tentam capturar um bandido para receber a recompensa e, assim, ajudar a dona da fazenda onde moram.

Disponível na Disney Plus.

Meu Primeiro Amor (1991) – dica da jornalista Kelley Alves

Responsável por traumatizar muitas crianças apaixonadas dos anos 1990, Meu Primeiro Amor (1991) é mais um clássico absoluto da TV brasileira do fim do século passado. Um filme extremamente bonito sobre a inocência do amor na infância e como as relações, nessa época, costumam marcar a nossa vida.

O filme segue Vada Sultenfuss, uma garota de 11 anos obcecada pela morte. Sua mãe morreu quando ela nasceu e seu pai, Harry Sultenfuss, é um agente funerário distante. A jovem é apaixonada por Jake Bixler, seu professor de inglês, e muito amiga de Thomas J. Sennett, um garoto alérgico a praticamente tudo. Quando Harry contrata a maquiadora Shelly DeVoto para os funerais e se apaixona por ela, Vada se sente rejeitada e faz de tudo para separá-los.

Disponível na Netflix e Max.

Procurando Nemo (2003) – dica do repórter Paulo Monteiro

Um dos clássicos da Pixar, Procurando Nemo (2003) foi responsável por dar sequência ao sucesso do estúdio depois de Toy Story. A animação se destacou não apenas pelo uso do 3D em sua época mas, também, e principalmente, por construir uma história muito bonita e universal em cima da relação de pais e filhos. Um longa que ganha novos significados na medida em que você cresce e o assiste.

O filme acompanha o peixe palhaço Nemo que, em seu primeiro dia de aula, esquecendo os conselhos do pai superprotetor, é capturado por um mergulhador e acaba no aquário de um dentista. Enquanto tenta bolar um plano para escapar, seu pai cruza o oceano para resgatá-lo.

Disponível na Disney Plus.

Continue lendo
Topo