Cotidiano
Dia das Crianças completa 100 anos em 2024
Em Itajaí a expectativa é de crescimento de 3,1% nas vendas e um ticket médio de R$ 254, o maior desde 2028
Por
Joca Baggio
A diarista Cleusa organizou sua agenda da semana para conseguir sair com as duas filhas, de 7 e de 9 anos, na tarde de sexta-feira (11), para ir às compras no comércio de Itajaí. O motivo é o dia das crianças, que é comemorado hoje. Na lista das compras de Cleusa estão algumas peças de roupas, um par de tênis para cada uma das meninas, e um kit de elásticos, passadeiras e outros utensílios coloridos para o cabelo. Já o Pedro foi sozinho às compras. Ele saia das Lojas Americanas do calçadão em Itajaí com uma grande sacola com brinquedos para o filho de 8 anos. Pedro é divorciado e ele e a ex-esposa têm guarda compartilhada.
São pessoas como Cleusa e Pedro, entre inúmeras outras, que alimentam a expectativa do CDL de Itajaí, de aumento de 3,1% nas intenções de compra. O valor médio destinado aos presentes também deve crescer neste ano e alcançar R$ 254, o maior já registrado na série histórica desde 2018, segundo estudos da entidade. “A expectativa de vendas deste ano vai superar a média histórica, isso significa que a data vai impactar na movimentação econômica do nosso comércio local, auxiliando principalmente os pequenos comerciantes”, pontua Bento Ferrari, presidente Sindilojas de Itajaí.
Inclusive, mesmo sendo feriado nacional hoje, alusivo ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, muitas lojas, shoppings e até comerciantes de rua estarão a postos para aproveitar um filão de mercado considerado bastante significativo. De acordo com as entidades ligadas ao comércio varejista, no Brasil o Dia das Crianças é a quinta melhor data comemorativa para vendas. Fica atrás apenas do Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Dia das Crianças completa 100 anos em 2024
O Dia das Crianças no Brasil surgiu em 1924, a partir da ideia do deputado federal Galdino do Valle Filho, inspirada no 3º Congresso Sul-Americano da Criança. O evento aconteceu no dia 12 de outubro, no Rio de Janeiro, e reuniu especialistas em infância e líderes políticos de vários países.
O projeto foi aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, e assinado como decreto pelo presidente Arthur Bernardes. A data foi oficializada e passou a ser comemorada no Brasil, mas demorou a se popularizar.
A popularização do Dia das Crianças aconteceu a partir da década de 1950, quando o comércio passou a utilizar a data para aumentar as vendas de brinquedos e produtos para crianças. A estratégia foi iniciada pela Estrela, fabricante de brinquedos, e pela Johnson & Johnson, que criaram uma campanha de marketing conjunta.
Internacionalmente, a ONU declarou o 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data da aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959. Antes, em 1925, havia sido proclamado, em Genebra, o Dia Internacional da Criança, durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado desde então em 1 de junho em vários países.