Uma palestra na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sobre sexualidade e gênero gerou polêmica após a performance erótica da historiadora Tertuliana Lustosa, nesta quinta-feira (17). A historiadora, que é travesti, foi convidada para palestrar no seminário “Dissidências de Gênero e Sexualidades”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep).
O vídeo de Tertuliana foi divulgado nas redes sociais e mostra ela cantando e dançando um brega funk chamado “Educando com o C*”, na bancada dos palestrantes. Na performance, ela chega a mostrar os glúteos para a plateia e é aplaudida após o término.
Confira o vídeo
Nas redes sociais, vários internautas criticaram a ação da historiadora e consideraram a apresentação como “vergonhosa”, por ter sido feita em uma instituição educacional.

Em nota, a UFMA informou que está averiguando o caso e que vai tomar todas as providências cabíveis depois de ouvir as partes envolvidas, e reforçou seu compromisso com o ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e transparente.