Segurança
Furto de cabos de telefonia atinge prédio público em Capivari de Baixo
Central de Atendimento ao Cidadão teve funcionamento prejudicado no município
Por
Matheus Machado
Ficar sem telefone nas casas, empresas e espaços públicos de Capivari de Baixo e municípios vizinhos tem se tornado algo comum. O problema se deve, segundo os moradores, aos constantes furtos de fios telefônicos. Os furtos de fios recentes lesaram, além dos moradores, a Central de Atendimento ao Cidadão que realiza os serviços na área de Defesa Civil, Trânsito, Junta Militar, Procon, Sine, Identidade, Assessoria do Bem-Estar Animal e Iluminação Pública.
Os atendimentos presenciais funcionam normalmente, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. A cada dia novos furtos são registrados na cidade e a Polícia procura os responsáveis pelas ações criminosas. Os cabos furtados são os mestres subterrâneos localizados nas galerias. O órgão público está sem atendimento telefônico e servidores do local já realizaram diversos chamados para que a empresa responsável pelos trabalhos possa restabelecer o funcionamento dos serviços.
A fiação de telefonia, o cobre, tem um valor econômico expressivo. O código penal prevê como furto qualificado, com pena de reclusão de dois a oito anos e multa. Para quem recepta esse material, existe a figura da receptação qualificada, o cidadão deveria saber que esse material não pode ser comercializado. A pena para as pessoas que compram esses materiais é de três a oito anos de prisão.
É importante que os moradores ou aqueles que utilizam os serviços de telefonia registrem a ocorrência na prestadora de serviços e na delegacia da Polícia Civil. O Boletim de Ocorrência auxilia os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181.