Encontro em São José discute acessibilidade e inclusão social

O debate foi realizado na última semana na Câmara de Vereadores

Vitor Wolff

Publicado em: 21 de outubro de 2024

3 min.

No último dia 17 de outubro, um encontro importante foi realizado, reunindo representantes de diversas entidades que defendem os direitos das pessoas com deficiência. O foco da discussão foi a acessibilidade atitudinal, que abrange um conjunto de práticas e comportamentos voltados para garantir a plena participação dessas pessoas na sociedade, em igualdade de condições com os demais. O debate foi promovido em resposta a um pedido da Comissão Permanente da Câmara de Vereadores de São José e contou com palestras do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPD).

O evento contou com a presença de profissionais e representantes de várias instituições, como Geofilho Ferreira Moraes, secretário-executivo do CMPD, Leandro de Oliveira, assistente social da Secretaria de Assistência Social de São José, e Patrícia Antônio Fortunato Barreto, psicóloga da Associação de Surdos da Grande Florianópolis, entre outros. Juntos, compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre a acessibilidade atitudinal, que é fundamental para a inclusão.

Com um plenário cheio e transmissão ao vivo pela TV Câmara 10.2 e redes sociais, o debate teve uma duração de quase três horas. Os participantes puderam ouvir relatos de profissionais e mães que enfrentam desafios diários relacionados à acessibilidade. O evento se destacou não só pela relevância do tema abordado, mas também pelo reforço do compromisso da Câmara de Vereadores de São José com a inclusão e a diversidade, evidenciando a necessidade de discutir acessibilidade em termos comportamentais e culturais, além dos aspectos estruturais.



× SCTODODIA Rádios