Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Com ajuda de conterrâneo, Davi vai de dispensado à estreia profissional com a camisa do Hercílio Luz

Blogs
Portal SCTODODIA 20 3
Foto: Bianca Coan/HLFC

Blogs

Com ajuda de conterrâneo, Davi vai de dispensado à estreia profissional com a camisa do Hercílio Luz

Ex-zagueiro do Hercílio teve papel importante na carreira de jovem estreante do profissional

No encerramento da primeira fase da Copa Santa Catarina, o zagueiro Davi, de 19 anos, fez a sua primeira partida pelo time profissional do Hercílio Luz, na vitória por 2 a 1 contra o Joinville, no norte do estado. O jogador entrou na vaga de Gustavo Café e atuou durante os 10 minutos finais do confronto.

A trajetória do jovem jogador de Maceió é marcada por superação, e parte dessa história foi contada por Wallace, seu conterrâneo e ex-colega de clube, que teve um papel importante em trazer Davi ao time tubaronense.

Em bate-papo exclusivo com a reportagem da Rádio Cidade e SCTodoDia, Wallace compartilhou detalhes interessantes sobre a chegada de Davi ao Aníbal Costa e os obstáculos que ele enfrentou para se firmar no Hercílio Luz.

Início em Maceió

Wallace, que conhece Davi desde a infância do conterrâneo, descreveu a conexão entre eles. “Conheço o Davi desde quando ele era pequeno. Tenho uma amizade muito grande com o irmão dele. Temos também um amigo em comum, que foi meu treinador de campo e futsal e também foi treinador do Davi”, relembra. Os dois estudaram na mesma escola em Maceió, o Colégio Rommel Vieira, onde o jovem Davi já mostrava talento, embora inicialmente jogasse como volante. “Ele é ambidestro, mas nunca imaginei que ele fosse se tornar zagueiro”, disse.

Wallace Davi

Wallace e Davi em treino na equipe profissional do Hercílio Luz. Foto: Bianca Coan/HLFC

A primeira grande oportunidade de Davi surgiu quando ele foi para Goiânia, onde passou nos testes para o compor as categorias de base Atlético-GO. “Através do Franklin e do Hiltinho, que são bastante conhecidos no mundo do futevôlei, o Davi foi para Goiânia”, contou Wallace. Embora tenha começado como volante, uma decisão do treinador do Dragão fez com que ele fosse movido para a zaga, posição em que atua até hoje. “Ele fez testes no Atlético-GO como volante, passou e desceu para a zaga. Decisão do treinador”. Apesar de ter sido titular, Davi foi dispensado após mudanças na diretoria do clube goiano, uma baque no início de sua trajetória.

Davi Acg

Antes da chegada ao Hercílio Luz, Davi atuou pelo Atlético-GO. Foto: Reprodução/Instagram

Nova chance: experiência em prol da juventude

Após a dispensa do Atlético-GO, Wallace resolveu ajudar Davi a seguir no futebol. “Deus tocou no meu coração para trazer o Davi para a base do Hercílio Luz. Conversei com a minha esposa e ela concordou”, explicou. Ele ajudou a trazer Davi para Santa Catarina, mas o início foi complicado. “Ele fez duas semanas de testes (no Hercílio), mas não foi aprovado”, detalha Wallace. Posteriormente, Davi foi para o Caravaggio, onde também não conseguiu espaço, e voltou para Tubarão, hospedando-se na casa de Wallace enquanto aguardava os seus próximos passos.

Com Davi prestes a retornar a Maceió, Wallace intercedeu junto a Felipe Gil, responsável pelo departamento de futebol do Hercílio Luz à época, para que o jovem tivesse mais uma oportunidade de provar seu valor. “Eu estava pronto para comprar a passagem de volta dele para Maceió. Pedi para o Gil deixar ele fazer mais umas semanas de testes“, revela. A persistência deu resultado, e uma vaga surgiu quando o clube precisava de um defensor para a categoria sub-20. A atuação de Davi convenceu a comissão técnica, mesmo com algumas limitações físicas iniciais. “Lembro como se fosse hoje, o Rafael Lima e o Felipe Gil estavam nesse primeiro jogo dele. Depois da partida, o Rafa começou a elogiar o ‘zagueiro que veio’ e eu disse que eu quem havia trazido. O Gil também gostou bastante”, lembra.

Entre jogos do Estadual sub-20 e Copa Santa Catarina sub-21, Davi atuou em 16 partidas no ano passado. Após as mudanças no departamento de futebol colorado, Davi retornou para Maceió e seu futuro no clube hercilista era uma incógnita. Wallace entrou em ação novamente. O defensor conversou diretamente com o executivo Pedro Smania e o presidente da SAF, Vinícius Gaidzinski para que o zagueiro fosse trazido de volta. “Conversei com eles, falei que ele tinha jogado aqui, que tinha futuro. Os dois concordaram em trazer ele de volta e graças a Deus deu tudo certo”, destacou o ex-zagueiro hercilista.

Vaga na Copinha e profissional

Já em 2024, o garoto alagoano foi titular absoluto na campanha da classificação hercilista à Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ele foi relacionado para o time profissional na reta final da Série D e promovido definitivamente pelo técnico Eduardo Souza para a disputa da Copa Santa Catarina. Ele foi relacionado para três partidas antes da primeira oportunidade na equipe principal.

Davi Hl

Davi foi titular na campanha de classificação do Hercílio para a Copinha. Foto: Bianca Coan/HLFC

Wallace, que acompanhou de perto todo o processo de evolução de Davi, destacou o esforço do ex-companheiro em superar as dificuldades e parabenizou o jovem pela estreia profissional. “Ele evoluiu bastante. Estou muito feliz que ele fez a estreia como profissional. É muito gratificante poder ter ajudado nesse processo. O mérito é todo dele. Tenho certeza que ele vai receber mais oportunidades”, comenta. Afastado dos gramados para tratar de um problema físico, Wallace disse que segue acompanhando Davi. “Infelizmente tive uma lesão, decidi me afastar para tratar desse problema, mas estou sempre em contato com o Davi. Ele é um menino, apesar da pouca idade, de cabeça muito boa. É muito respeitoso, escuta bastante. Ele tem muita qualidade”, finaliza Wallace.

Davi é um dos quatro zagueiros à disposição do técnico Eduardo Souza para a sequência da Copa Santa Catarina. O grupo conta atualmente com os titulares Bruno Gabriel e Geninho, e ainda Leonan, que também estreou no último final de semana. André Baumer está lesionado.

Davi Estreia

Davi fez sua estreia no profissional colorado diante do Joinville. Foto: Reprodução/Instagram

Continue lendo
Topo