Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Itajaí ganha quatro novos mini ecopontos

Meio Ambiente
Itajai Ganha Quatro Novos Mini Ecopontos
Foto: PMI/Divulgação/SCTodoDia

Meio Ambiente

Itajaí ganha quatro novos mini ecopontos

Os ecopontos para descarte de recicláveis estão localizados no Santa Regina, Vila Operária, Cordeiros e Cidade Nova

Itajaí tem quatro novos mini ecopontos para a coleta de materiais recicláveis espalhados pela cidade. A iniciativa busca promover práticas sustentáveis e facilitar o descarte consciente de resíduos pela população. Os pontos funcionam 24 horas por dia e estão localizados nos bairros Santa Regina, Vila Operária, Cordeiros e Cidade Nova. A ação integra o programa Recicla Itajaí, uma parceria entre o Município e a Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento.

Os novos mini ecopontos possuem dimensões de 3,00 x 1,47 metros e capacidade de 4,41 m³ cada. As estruturam contam com cinco compartimentos distintos para o descarte adequado de diferentes materiais recicláveis, como papel (jornais, caixas

de papelão, embalagens longa-vida), plástico (garrafas PET, copos, sacolas), metal (latas de alumínio, tampas) e vidro (garrafas, potes, frascos). Além disso, há uma abertura exclusiva para descarte de pilhas e baterias. Já os resíduos como lâmpadas fluorescentes devem ser levados aos ecopontos do Centreventos ou do Nossa Senhora das Graças.

“Os mini ecopontos oferecem à comunidade uma maneira prática de descartar materiais recicláveis a qualquer hora, incentivando a prática da sustentabilidade e ajudando a manter a cidade limpa e organizada. Nosso objetivo é expandir a conscientização ambiental e tornar Itajaí uma referência em destinação correta de resíduos”, destaca a coordenadora do programa Recicla Itajaí, Rafaela Schütz.

Os novos equipamentos se diferem em relação às medidas dos primeiros mini ecopontos instalados em abril no Centro e no bairro São Vicente. As novas unidades possuem uma profundidade otimizada. Portanto, são mais adequadas para locais com grande circulação, como praças e calçadas estreitas.

As localidades das novas estruturas foram escolhidas com base nas demandas recebidas durante o programa Recicla Itajaí, que percorreu os bairros e identificou a necessidade de mais pontos de coleta para resíduos recicláveis. Além disso, o programa é responsável pela gestão dos Ecopontos da cidade, do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) e pela realização de campanhas educativas sobre meio ambiente.

Continue lendo
Topo