Cotidiano
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca: escolas municipais participarão de eventos
Ação será promovida em Capivari de Baixo
Por
Matheus Machado
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca será comemorada entre os dias 24 e 29 de outubro, em Capivari de Baixo e Tubarão. Nesta quinta-feira (24), será realizado o Fórum conclusivo do projeto: Ler para melhor escrever – conhecendo a literatura através dos escritores tubaronenses. A ação terá início a partir das 10h até às 11h30, no auditório da Escola Municipal de Educação Básica Stanislau Gaidzinski Filho.
A professora de língua portuguesa, Vera Koening conta que na instituição de ensino ocorrerá o encerramento do projeto. “Os alunos irão debater o livro: Memórias de uma infância feliz, do escritor José Warmuth Teixeira”, explica.
Também nesta quinta, haverá a palestra: Narrativas entre imagens: um retrato audiovisual de gerações e vivências com a escritora Berenice Sica, da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB/RS). Além disso, o livro: “Não inventei Pasárgada”, da escritora Valdézia Pereira, será lançado na biblioteca da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul). As iniciativas terão início a partir das 19h30.
Na sexta-feira, os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Vitório Marcon participarão de uma visita técnica e roda de conversa na Academia Tubaronense de Letras (Acatul), na Casa da Cidade, no Centro, em Tubarão, às 8h30. No dia 29, às 19h30, na Acatul, será realizada uma palestra sobre: “Plágio: uma questão de ordem ética”, com o escritor Arilton Teixeira. As ações são promovidas pela prefeitura de Capivari de Baixo, prefeitura de Tubarão, AJEB/RS, UniSul e Acatul.
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto Lei nº 84.631 de 9 de abril de 1980 e é celebrada de 23 a 29 de outubro. Culminando no Dia Nacional do Livro (comemorado no dia 29 de outubro, instituído pela Lei nº 5.191, de 18 de dezembro de 1966), é um período em que se celebra e incentiva a leitura e a valorização das Bibliotecas como instituições participantes da vida social, cultural e educacional da sociedade brasileira.