Santa Catarina
Confira os estragos no Sul de SC após o temporal
Destelhementos, árvores caídas, alagamentos e danos em repartições públicas foram registrados
Por
Matheus Machado
Com ventos que chegaram a atingir os 100 km/h no Litoral Sul de Santa Catarina, diversos estragos foram registrados nas cidades da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Confira as situações:
Treze de Maio
Houve queda de árvores nos bairros de São Gabriel e São Roque. A rodovia SC-441, que dá acesso ao município, chegou a ficar interditada por algumas horas após queda de árvores na pista. Alguns postes de energia ficaram quebrados e inclinados no bairro Lageado.
Capivari de Baixo
Danos na estrutura de alguns postes de energia, ficando com inclinação prejudicial a segurança.
Sangão
Quedas de árvores e destelhamentos de residências pelos bairros da cidade.
Tubarão
Queda de muro de empresa no bairro Sertão dos Corrêa, vindo a danificar vários veículos dos funcionários. Também houve queda de árvores em diversas localidades do município, assim como destelhamentos em residências, empresas e em uma creche no bairro Monte Castelo. Parte da decoração de Natal do Farol Shopping também foi arrancada com a força dos ventos.
Jaguaruna
No município foi registrado queda de granizos e desabamento do forro de PVC na Escola de Ensino Fundamental Prefeito Osny Pereira, bem como alagamento de diversas salas e danos em computadores da secretaria e laboratório de informática. A queda de uma árvore e um poste de energia sobre a BR-101 interrompeu o fluxo de veículos sentido Sul do Estado. Motoristas que trafegavam de Tubarão a Criciúma relataram que percorreram o trajeto em 2h45.
Alagamentos internos da Prefeitura Municipal com danos a computadores e documentos, assim como alagamentos externos em seis postos de saúde, sem danos internos. Outros alagamentos pontuais e quedas de árvores também foram registrados. Postes de energia quebrados e inclinados às margens da BR-101 no sentido norte também foram vistos.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Jaguaruna, a Defesa Civil está monitorando a situação de perto e as equipes do Corpo de Bombeiros e de segurança seguem de prontidão para atender quaisquer emergências para garantir a segurança da população.