Saúde
Gestantes são prioridade na vacinação contra a coqueluche em Criciúma
Mais de 10 Unidades Básicas de Saúde de Criciúma estarão abertas neste sábado (26), para atualização do calendário vacinal
Após aumento nos casos de coqueluche em Criciúma, crianças e gestantes são prioridade no recebimento da vacina. Até o momento no município já foram confirmados dois casos e outros sete ainda são suspeitos, e aguardam o resultado em isolamento.
“As nossas gestantes precisam se vacinar por que a criança até seis meses de idade são as que têm mais alto risco de letalidade, e a proteção que ela tem é da vacina que a mãe fez”, ressalta a coordenadora da Vigilância Epidemiologia de Criciúma, Andreia Bitencourt.
A vacina contra a coqueluche estará disponível para crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, profissionais de creches, além de babás e domésticas.
A pouca procura pela vacina é apontada como principal razão do crescimento dos casos. “A gente vê uma baixa cobertura na vacina que precisamos intensificar, que a população procure o serviço de saúde para manter os níveis da cobertura vacinal. Essa vacina em específico nós temos em estoque em todas as unidades de saúde”, afirma o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas.
A forma mais eficaz de prevenir a doença é por meio da vacina, que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), disponível nas Unidades Básicas de Saúde. O imunizante pentavalente é uma composição combinada que previne contra cinco doenças: difteria, tétano, hepatite B e infecção causadas pela bactéria H influenzae tipo B.
Neste sábado (26), 13 UBSs estarão abertas, das 8h às 17h, para atualização do calendário vacinal, são elas: Metropol, Rio Maina, Wossocris, Boa Vista, Pinheirinho, Santa Luzia, São Sebastião, São Defende, Quarta Linha, Centro, Próspera, Santa Bárbara e Mina do