Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Outubro Rosa: mutirão de biópsias acelera diagnóstico de Câncer”

Saúde
IMG 0335
Foto: Ana Melhado / SES

Saúde

Outubro Rosa: mutirão de biópsias acelera diagnóstico de Câncer”

O mutirão atenderá 15 pacientes por semana, com a meta de realizar 45 exames ao longo do mês

O diagnóstico precoce do câncer de mama é crucial para aumentar as chances de cura e tratamento da doença. Em razão disso, o Governo do Estado está promovendo diversas iniciativas durante o Outubro Rosa, incluindo um mutirão de biópsias de mama no Hospital Regional de São José (HRSJ). O objetivo do projeto é reduzir o tempo de espera para o diagnóstico e tratamento de mulheres com nódulos suspeitos, oferecendo biópsias guiadas por ultrassom em uma agenda especial no dia 29 de outubro.

O mutirão atenderá 15 pacientes por semana, com a meta de realizar 45 exames ao longo do mês. As biópsias serão feitas em pacientes com lesões nodulares visíveis em ultrassonografia e com tamanho superior a um centímetro, que foram encaminhadas pelo Sistema de Regulação Nacional (SISREG) e estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). As amostras coletadas durante o mutirão serão analisadas para determinar o tratamento mais adequado para os casos de câncer de mama.

Atualmente, as biópsias anatomopatológicas no HRSJ são enviadas ao Instituto de Anatomia Patológica (IAP) para análise. No entanto, neste mutirão, serão realizadas análises imunohistoquímicas, essenciais para o diagnóstico e definição do tratamento. Além de acelerar o diagnóstico, o mutirão também busca reduzir o tempo entre a realização dos exames iniciais e a biópsia, que, por lei, deve ocorrer em até 30 dias. Os pacientes com diagnóstico positivo serão encaminhados rapidamente aos hospitais de referência para início do tratamento. O HRSJ conta com um ambulatório de mastologia que atende 60 pacientes por mês, servindo como referência para os 18 municípios da Grande Florianópolis.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo