Saúde
Dia Mundial de Combate ao AVC é celebrado nesta terça-feira
Hospital de Criciúma realiza ações para ressaltar a importância do tratamento e do diagnóstico precoce da doença
Neste dia 29 de outubro, é lembrado internacionalmente o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em parceria com a Fundação Mundial de Neurologia e tem como objetivo alertar a importância do tratamento e prevenção da doença.
O hospital São José de Criciúma é uma das instituições que realizam trabalhos diferenciados com pacientes com suspeita e diagnosticados com AVC. “O atendimento ágil permite uma melhor recuperação após o tratamento. Toda a equipe está ciente da importância na rapidez do atendimento”, explica a médica neurologista do HSJosé, Dra. Gisele de Medeiros.
Conforme a especialista, o AVC pode ser prevenido com bons hábitos de vida, alguns já bem conhecidos, como os check-ups médicos periódicos, alimentação saudável, prática de atividade física, evitar tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas, controle de doenças como a hipertensão arterial, diabetes, arritmias cardíacas, outras doenças cardíacas e doenças que facilitam tromboses.
Ao longo desta semana, os profissionais do HSJosé realizarão diversas atividades voltadas ao paciente em tratamento do AVC na instituição. Nesta terça-feira (29), Dia Mundial do Combate ao AVC, está sendo realizada uma ação de orientação na entrada de pacientes e estacionamento com entrega de folders a respeito da doença. A atividade ocorrerá das 7h às 10h e das 14h às 17h.
Na unidade do AVC, a partir deste dia 29 e ao longo da semana, será realizada uma exposição com quadros de Rosinete Albino Berto, uma paciente que esteve em tratamento na instituição.
As ações relacionadas ao tema, encerram em 6 de novembro, com uma atividade especial no Colégio Rogacionista, em Criciúma. O projeto “AVC: Formando Super Heróis” faz parte das iniciativas desenvolvidas pelo hospital.