Tech
Google é multado em 20 decilhões de dólares e valor supera todo o dinheiro existente no mundo
Empresa é acusada por bloquear diversos veículos de mídia russos desde 2020
A Rússia impôs, nessa terça-feira, 29, uma multa ao Google de 20 decilhões de dólares (aproximadamente R$ 115 decilhões na cotação atual), por bloquear diversos veículos de mídia no YouTube desde 2020.
Segundo estimativas do Banco Mundial, o valor, de mais de 30 dígitos, supera todo o dinheiro existente no mundo, sendo a maior multa da história da humanidade e impossível de ser paga.
As autoridades russas insistem que o Google deve quitar a dívida. Veículos de comunicação russos buscam a execução da sentença em tribunais de outros países.
Pedidos de reconhecimento e confisco de ativos já foram submetidos na Turquia, Hungria, Espanha, África do Sul e outros locais. A Africa do Sul já deferiu o pedido de confisco de bens na sede da empresa de tecnologia lotada no país.
A controladora do Google, a Alphabet, havia informado em seu relatório trimestral aos acionistas que as disputas legais na Rússia não trariam impacto material significativo para seus negócios globais.
Além disso, o relatório esclarece que “as multas progressivas foram aplicadas em razão do bloqueio de contas, incluindo as de pessoas sancionadas. No entanto, acreditamos que essas questões legais não terão um impacto adverso significativo nos negócios do Google”.
A Alphabet é avaliada em cerca de 2 trilhões de dólares.