Cotidiano
Dia do Sanduiche: peixe também rende um bom ‘sanduba’
Mais nutritivas, as conservas de peixe são versáteis, saborosas, têm apelo popular e rendem um bom sanduiche
Por
Joca Baggio
Democrático, versátil e saboroso, o sanduiche tem mais de 300 anos de história e é um dos alimentos mais práticos que existem. Não à toa, que sua criação está ligada à necessidade de uma refeição prática, para ser consumida enquanto realizavam outras tarefas. Ele é tão popular que ganhou uma data especial: 3 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Sanduíche.
Também conhecidos como ‘sandubas’, eles agradam quem busca por refeições práticas e rápidas, ideais para quem tem pouco tempo para o preparo. Amado no Brasil e no mundo, são perfeitos para qualquer refeição, seja no café da manhã, lanche da tarde, almoço ou jantar. Além de muito convenientes, eles também se destacam pelo sabor, permitindo deliciosas combinações de ingredientes. Com versões que vão do clássico ao inovador, se adaptam a qualquer ocasião.
A Gomes da Costa, líder no setor de pescados enlatados, com planta em Itajaí, está presente no Brasil há 70 anos e selecionou duas receitas práticas, econômicas e saborosas para se fazer em casa, tendo a sardinha e o atum como protagonistas. Tem versão com patê de atum e com sardinha apimentada.
Sanduiche natural de patê de atum com folhas
Os ingredientes são um pão ciabatta ou pão de fermentação natural, uma lata de atum sólido em óleo (170g), 1/4 de xícara de maionese, 1/4 de cebola roxa picada, baby folhas frisée, sal e pimenta a gosto. E o preparo também é muito simples.
Abra o pão ciabatta ou de fermentação natural e desfie o atum com um garfo e retire o excesso de óleo. Em uma tigela pequena, misture o atum desfiado com a maionese e a cebola. Tempere com sal e pimenta a gosto e espalhe a mistura de atum sobre o pão. Coloque as baby folhas frisée, corte o sanduíche ao meio e sirva.
Sanduiche de sardinha apimentada
Para preparar esse sanduiche você vai precisar de uma baguete cortada ao meio no sentido do comprimento, uma lata de sardinha com molho de tomate (125g), uma cenoura grande cortada em tiras finas, 1/2 pepino cortado em rodelas finas, uma pimenta dedo de moça, sem sementes fatiada, folhas de coentro fresco, duas colheres de sopa de óleo de gergelim, uma colher de chá de açúcar mascavo e uma colher de sopa de molho de soja.
O preparo também é simples. Em uma tigela, misture o óleo de gergelim, o açúcar e o molho de soja para fazer o molho e acrescente os vegetais. Espalhe um pouco do azeite da lata de Sardinha com molho de tomate sobre as metades da baguete e disponha as sardinhas. Espalhe as fatias de pimenta dedo de moça, os vegetais e junte as metades dos pães. Corte o sanduíche ao meio e sirva.